Abertas inscrições para curso a distância sobre SIAFI

Atividade estudará funcionalidades do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal e do subsistema de Contas as Pagar e a Receber (CPR), atualizados conforme o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP). São 100 vagas para servidores do MPU.
publicado: 27/04/2015 16h18 última modificação: 31/03/2017 17h29

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “SIAFI e CPR, atualizado com o novo PCASP – teoria e prática”, que será realizado de 25 de maio a 3 de julho na modalidade de educação a distância. Voltado para servidores do Ministério Público da União (MPU), o treinamento busca estabelecer estudos e criar rotinas pertinentes às funcionalidades do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e do subsistema de Contas a Pagar e a Receber (CPR), utilizados na execução orçamentária e financeira e atualizados conforme o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), que permite a consolidação das contas públicas nacionais, de acordo com a determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O curso oferece 100 vagas para os servidores do MPU, sendo 44 para o MPF, 35 para o MPT, 17 para o MPDFT e quatro para o MPM. Os interessados poderão inscrever-se até as 12h do dia 8 de maio, pelo endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico.

Para participar, o servidor deverá ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação às atividades, possuir conhecimentos básicos de internet e contar com facilidade de acesso a computadores e banda larga.

Conteúdo – A atividade acadêmica de 60 horas-aula estudará, entre outros assuntos, o sistema de planejamento e orçamento federal, o ciclo orçamentário do MPU, os conceitos básicos e a estrutura contábil aplicada ao SIAFI, além do detalhamento de transações no CPR. As aulas também abordarão aspectos práticos relacionados à inclusão das dotações orçamentárias iniciais, à descentralização de recursos e à execução da despesa no CPR, tais como a emissão de documento hábil, a execução de liquidação e o pagamento de diárias, de agência de turismo, de prestação de serviço de pessoa física, bem como de outras despesas.

Servidores com 85% de frequência mínima nas atividades definidas no plano de curso receberão certificado. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital de abertura de inscrições.