Notícias

Abertas inscrições para curso de técnicas de entrevista e interrogatório

Voltada para membros do MPF, do MPM e do MPDFT, atividade estudará métodos de obtenção de informações e sua utilização nas fases pré-processual e processual, além das mudanças no CPP relacionadas à inquirição de testemunhas. Período de inscrição segue até 16 de março.
publicado: 02/03/2012 15h53 última modificação: 31/03/2017 17h25

De 25 a 27 de abril, será realizado em Brasília o Curso de Aperfeiçoamento “Técnicas de entrevista e interrogatório”, atividade acadêmica da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) que busca estudar métodos de obtenção de informações e sua utilização durante as fases pré-processual e processual, além de tratar das mudanças ocorridas no artigo 212 do Código de Processo Penal (CPP), relacionadas à inquirição de testemunhas.

O treinamento oferece 30 vagas, sendo 25 para membros do Ministério Público Federal (MPF), 3 para membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e 2 para membros do Ministério Público Militar (MPM). As inscrições seguem até as 12h do dia 16 de março, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico. Participantes lotados fora da capital federal terão as despesas com transporte, hospedagem e alimentação custeadas pela ESMPU.

Programação – O curso de aperfeiçoamento terá carga horária de 16 horas-aula, distribuídas em quatro períodos. Na primeira etapa, serão discutidos o ciclo da produção do conhecimento, a atividade de inteligência, a coleta e a busca de informações, além de técnicas operacionais e operações de inteligência.

Os princípios básicos da entrevista, a importância da comunicação, a técnica de extração de dados, as fases do interrogatório e as características dos mentirosos fazem parte dos tópicos estudados no segundo e terceiro períodos do curso. Na última parte da programação, terão destaque as mudanças ocorridas no artigo 212 do CPP e as técnicas para a obtenção da confissão.

À frente do treinamento estarão o coordenador de segurança institucional do MPDFT, Arismar Luz Filho, e o promotor de justiça do MPDFT Rodrigo Fudoli. Participantes com 75% de frequência mínima na atividade receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas no edital de abertura de inscrições (clique aqui) ou com o Núcleo de Atendimento ao Usuário da Escola, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300