Abertas inscrições para mestrado na Itália em Sistemas Jurídicos Contemporâneos

Curso acontece em Roma, na Itália, na Università di Roma. Membros do MPU interessados podem se inscrever até 22 de março
publicado: 13/03/2017 15h09 última modificação: 01/06/2017 12h36

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do mestrado “Sistemas Jurídicos Contemporâneos”, a ser realizado em Roma, na Itália, na Università di Roma – Tor Vergata. Membros do MPU interessados podem se inscrever até às 12h do dia 22 de março pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br.

A atividade é uma parceria entre a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e a Università di Roma. Estão sendo oferecidas cinco vagas: duas para membros do MPF, uma para o MPT, uma para o MPM e uma para o MPDFT.

Para participar o candidato deve ser membro do MPU em exercício; ter domínio pleno do idioma italiano; não possuir doutorado em Direito; não ter participado de mestrado pela ESMPU anteriormente; e preencher os requisitos informados pela Università di Roma, pelo link https://www.sistemigiuridicicontemporanei.com/br/portugues-il-master/.

A seleção dos candidatos será realizada em ordem de precedência, obedecendo a seguinte pontuação relacionada a produção científica: três pontos para cada livro que tenha publicado como autor ou organizador e dois pontos para cada artigo publicado como autor ou organizador. Caso ocorra empate, será realizado sorteio.

No primeiro ano de curso, serão ministradas as seguintes disciplinas: Sistema Jurídico Romanista e Sistemas Jurídicos Comparados; Direito dos Contratos Internacionais; Direito Constitucional Comparado; Direito Administrativo Comparado; Direito Internacional dos Investimentos; Direito do Trabalho Comparado; Direito Penal e Processual Comparado; Direito da União Europeia; proteção dos Direitos Humanos; Direito de Integração;  e curso de italiano e italiano jurídico. Não estão previstas aulas presenciais para o segundo ano.

Os participantes terão a oportunidade de realizar a dissertação no seu país de origem devendo (obrigatoriamente) apresentar periodicamente ao orientador os progressos e avanços realizados na pesquisa. A dissertação poderá ser escrita em português, porém, deverá ser defendida em italiano. A estrutura do curso e o seu conteúdo programático estão disponíveis na página https://sistemigiuridicicontemporanei.com/

A ESMPU não arcará com o pagamento do valor do curso nem com as despesas de hospedagem, alimentação, traslado e passagens aéreas. Estes valores deverão ser custeados pelo próprio participante.

O valor integral do curso é de € 6.162, que podem ser pagos em parcela única ou em duas parcelas. Dois candidatos selecionados pela Università di Roma terão direito a 20% de desconto no valor total do curso.

O certificado será emitido pela Università di Roma.

Edital completo