Abertas inscrições para treinamento sobre investigação criminal pelo Ministério Público

Atividade acontece em Brasília, de 10 a 12 de maio. Objetivo é apresentar formas de planejamento, metodologia e ferramentas de apoio às investigações.
publicado: 22/03/2016 16h02 última modificação: 31/03/2017 17h28

Estão abertas as inscrições para o curso presencial “Investigação Criminal pelo Ministério Público”, voltado para membros do MPF, MPDFT e MPM. Realizada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), atividade vai apresentar aos participantes sugestões sobre formas de planejamento das investigações, metodologia e ferramentas de apoio técnico e operacional às investigações conduzidas pelo parquet.

O treinamento acontece em Brasília, de 10 a 12 de maio. Os interessados poderão se cadastrar até as 12h do dia 4 de abril pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Estão disponíveis 25 vagas: 20 para o MPF, três para o MPDFT e duas para o MPM. A seleção é por sorteio eletrônico.

Durante três dias de curso, os presentes vão trabalhar os seguintes temas, dentre outros: desenvolvimento de uma investigação planejada - a epistemologia da investigação; acesso às bases de dados e sistemas à disposição dos membros do MPF; acessos ao Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias (SIMBA), Sistema de Investigações Telefônicas e Telemáticas (SITTEL) e outros; metodologia de análise em apoio a grandes casos; formas de controle, técnicas de coordenação e organização de foco no início e durante das grandes investigações; execução, organização de coleta e busca de dados e informações durante o esforço investigativo; e cuidados com a cadeia de custódia das provas.

As aulas serão ministradas pelos procuradores da República Daniel de Resende Salgado e Rodrigo Leite Prado; pelo chefe da Assessoria de Pesquisa da Secretaria de Pesquisa e Análise (SPEA/PGR), Fausto Arantes Porto; e pelo perito da Polícia Federal e chefe da assessoria de Apoio à Investigação da SPEA/PGR, Gilberto Guimarães Mendes Júnior.

As despesas com hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas para aqueles lotados fora de em Brasília serão custeadas pela ESMPU. Para receber certificado é necessária frequência mínima de 85%.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Edital completo.