Aberto em Brasília o simpósio sobre trabalho, sindicato e direito

Promovida pela ESMPU em parceria com a Coordenação Nacional da Promoção da Liberdade Sindical, do MPT, atividade discutirá até esta quinta-feira (14) direito coletivo trabalhista e atuação sindical no Brasil e em alguns países europeus.
publicado: 13/10/2010 16h42 última modificação: 18/04/2022 16h43

A Coordenadoria Nacional da Promoção da Liberdade Sindical (CONALIS) do Ministério Público do Trabalho (MPT) promove em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) o simpósio “Trabalho, Sindicato e Direito: Visões de um Futuro Possível”, durante os dias 13 e 14 de outubro, no auditório da ESMPU.

O objetivo do simpósio é trocar ideias sobre a atuação sindical no Brasil e em alguns países europeus, como Espanha e Alemanha, e o direito coletivo de trabalho. Essas questões fazem parte da liberdade sindical, uma das oito áreas de atuação do MPT.

O simpósio é formado por conferências com convidados nacionais e internacionais, como os professores Márcio Túlio Viana, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Fernando Valdés, da Universidad Complutense de Madrid; Giancarlo Perone, da Universidade de Roma II; e Jens Schubert, da Universidade de Berlim.

O procurador regional do Trabalho e coordenador da CONALIS, Ricardo Macedo, e a procuradora do Trabalho Lorena Vasconcelos Porto também são conferencistas do seminário.

Compuseram a mesa de abertura nesta quarta-feira (13) o vice-procurador-geral do Trabalho, Jeferson Luiz Pereira Coelho, a diretora-geral adjunta da ESMPU, Ivana Santos, o coordenador da CONALIS, Ricardo Macedo, o vice-coordenador da CONALIS, Omar Afif, e o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho, Sebastião Caixeta.

Fonte: Ascom-PGT