Aberto processo seletivo de artigos para a próxima edição do Boletim Científico ESMPU

Com temática livre, artigos irão compor a Edição n. 58, referente ao 1º semestre de 2022. Articulistas podem apresentar os textos até 31 de março
publicado: 07/03/2022 16h24 última modificação: 18/04/2024 14h33
ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu processo seletivo de artigos para a próxima publicação do Boletim Científico ESMPU. Com temática livre, os artigos irão compor a Edição n. 58, referente ao 1º semestre de 2022. Os textos deverão ser apresentados até 31 de março.

Requisitos – Serão aceitos textos preferencialmente inéditos, adaptados de monografias ou resumos de dissertações e teses (desde que adaptados para o formato de artigo), palestras proferidas em atividades acadêmicas realizadas pela Escola (somente em formato de artigo), entre outros considerados pertinentes pela instituição. Não serão analisados artigos de autores brasileiros em língua estrangeira.

Procedimentos – As propostas deverão ser enviadas por meio de formulário próprio, disponível no link https://escola.mpu.mp.br/publicacoes/publicacoes/como-publicar, com todos os campos preenchidos e com os originais do artigo anexados, obrigatoriamente, em formato .doc e máximo de 20 páginas, além de estar em conformidade com as normas editoriais constantes no edital de abertura do processo seletivo. Clique aqui para acessar.

Avaliação – A análise dos textos levará em consideração, entre outros fatores, a relevância institucional, a abrangência e o interesse geral; a consistência e o rigor do conteúdo científico; a atualização temática e bibliográfica; a contribuição para o campo de conhecimento; o potencial de reflexão sobre a realidade jurídica; a não reiteração de enfoques conhecidos; a linguagem correta e compatível com padrões acadêmicos; e a observância aos parâmetros técnicos de apresentação do artigo.

Boletim Científico ESMPU Editado desde 2001, o periódico eletrônico, voltado para membros do Ministério Público da União e estudiosos do Direito, destina-se à publicação de artigos sobre matéria jurídica ou afim que servirão como fonte para pesquisas posteriores, bem como para melhor informação dos profissionais da área. Até o momento, foram publicadas 57 edições, que acompanham a história da ESMPU e vêm contribuindo para a produção do conhecimento jurídico nas últimas duas décadas.

Informações adicionais podem ser obtidas no edital de abertura do processo seletivo ou pelo e-mail divep@escola.mpu.mp.br.