Aberto processo seletivo para formação de tutores de cursos a distância

São oferecidas 150 vagas para servidores dos quatro ramos do MPU e do CNMP. Objetivo é formar profissionais para atuar nas atividades acadêmicas promovidas pela ESMPU, na modalidade de ensino a distância.
publicado: 17/01/2012 16h42 última modificação: 31/03/2017 17h18

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o processo seletivo do Curso de Aperfeiçoamento à distânciaFormação de Tutores. O treinamento visa promover a participação de servidores do MPU e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)* como tutores nas atividades acadêmicas a distância realizadas pela Escola.

Para se candidatar a uma vaga é necessário ser servidor do MPU ou do CNMP*; ter disponibilidade de tempo fora do expediente; contar com facilidade de acesso a computadores e a internet banda larga; possuir conhecimentos básicos de internet; e ter nível superior completo nas áreas de conhecimento constantes do anexo I do edital de abertura (clique aqui). A retribuição financeira pela hora-atividade (equivalente a 60 minutos) será feita por pro-labore e poderá variar de R$ 40,09 a R$ 93,53, dependendo da titulação do tutor, conforme estabelece a Portaria PGR nº 251, de 6/5/2011.*

A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira, de caráter classificatório, consistirá de análise curricular. Nessa fase, serão atribuídos pontos à titulação acadêmica, ao tempo de atuação na área de concentração e à experiência em docência na área de conhecimento e em educação a distância. Durante a segunda etapa, de caráter classificatório e eliminatório, será realizado o curso de formação na modalidade de ensino a distância.

Serão formadas três turmas com 50 (cinquenta) participantes cada. As aulas da primeira turma do curso de formação acontecem no período de 27 de fevereiro a 29 de março. As outras turmas serão agendadas posteriormente.

As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 10 de fevereiro, somente pelo site www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”, opção “Seleção para Tutor”. Caso não possua cadastro na ESMPU, o interessado deverá clicar na opção “Cadastre-se”, no menu à esquerda da página. Após efetivar a inscrição, o candidato deverá encaminhar envelope lacrado com a identificação "Seleção para Tutor" à Secretaria de Planejamento e Projetos da ESMPU, até o dia 10 de fevereiro. O resultado da 1ª Etapa e a divulgação da relação de selecionados para o Curso de Formação de Tutor - 1ª Turma serão publicados no portal da Escola no dia 15 de fevereiro, a partir das 15h.

Outras informações podem ser obtidas no edital de abertura de inscrições ou com a Central de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelos telefones (61) 3313-5165 ou (61) 3313-5124.

* Matéria alterada em 31/1/2012, devido à retificação do Edital nº 1/2012 e à inclusão de informações sobre a retribuição financeira pela hora-atividade.