Notícias

ÚLTIMAS VAGAS - Ainda dá tempo de participar do Programa de Deontologia do Ministério Público brasileiro

Voltado para membros do MP, o programa é oferecido pela ESMPU e o CNMP e acontece entre 23 de fevereiro e 11 de maio. Inscrições foram prorrogadas até 22 de fevereiro
publicado: 10/02/2021 16h40 última modificação: 05/03/2021 13h11

Membros do Ministério Público brasileiro interessados no “Programa de Deontologia” ainda podem se cadastrar para participar. As últimas vagas podem ser preenchidas até as 12h do dia 22 de fevereiro (Clique e inscreva-se). A atividade acontece virtualmente, entre 23 de fevereiro e 11 de maio, sempre às terças-feiras, das 18h às 20h, via plataforma de videoconferência. 

Entre os conferencistas estão os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e Dias Toffoli; o jornalista Heraldo Pereira; e os juristas e professores Miguel Reale Junior, Tercio Sampaio Ferraz e Oscar Vilhena Vieira. Todos os encontros serão conduzidos pelo médico psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes. 

O programa é uma parceria entre a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no âmbito do projeto "Respeito e Diversidade". A iniciativa busca implantar ações para a consolidação de uma sociedade democrática; a promoção da cultura do diálogo, do respeito à diversidade humana e do pluralismo de ideias; o fomento do estudo das consequências subjetivas da revolução tecnológica e da sociedade pós-moderna; e o estímulo à atuação profissional criativa e responsável.

Programação – No total, serão doze conferências. A primeira acontecerá no dia 23 de fevereiro com a temática “Ser humano não é ser natural”.

Os encontros posteriores terão os seguintes temas: “Como se formam o sentido e o significado”, “Os tempos éticos. As revoluções das maneiras de ser”, “Não somos mais quem um dia fomos”, “A Inteligência Artificial: seus efeitos sobre a humanidade”, “As perguntas que eu gostaria de fazer sobre: nascimento, educação, adolescência, trabalho, mulher, família, amor e morte. Como serão em TerraDois?”, “O que numa democracia atual pode-se esperar de vocês?”, “É necessária uma lei de Defesa do Estado Democrático de Direito?”, “Órgão de acusação e fiscal da lei? O olhar da cidadania”, “Qual o papel das Forças Armadas na democracia brasileira?”, “Como a Constituição protege a democracia? Quem protege a Constituição de seus inimigos? Qual o papel das instituições contramajoritárias?”. 

Consulte a programação completa no Projeto Pedagógico.  

Atividade: Programa de Deontologia do Ministério Público brasileiro 
Data: de 23 de fevereiro a 11 de maio, sempre às terças-feiras, das 18h às 20h 
Inscrição: até 12h do dia 22 de fevereiro (inscreva-se
Local: Plataforma de videoconferência da ESMPU 
Vagas: 118 para membros do MPF; 34 para membros do MPT; 6 para membros do MPM; 22 para membros do MPDFT; e 100 para membros dos Ministérios Públicos estaduais 

Mais informações pelo Edital ou pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300