Além da ESMPU: confira as revistas científicas que estão com prazo aberto para envio de artigos

Publicações do MPM, da ESMP e do TRF3 recebem artigos inéditos relacionados a temas institucionais e de interesse acadêmico
publicado: 20/08/2024 14h52 última modificação: 20/08/2024 14h52
Ilustração

O Ministério Público Militar (MPM), a Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (ESMP) e o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) estão selecionando artigos para publicação em suas respectivas revistas científicas. Confira a seguir as principais informações de cada periódico.

Revista do MPM – A Revista do Ministério Público Militar, Ano LI, Edição Especial, traz como tema “Convenções de Genebra 75 anos: com isso estamos todos de acordo”. Serão aceitos artigos científicos inéditos até 30 de setembro. Os trabalhos podem ser retirados de monografias, dissertações e teses, desde que adaptados ao formato de artigo e forneçam todas as informações sobre o trabalho original. Confira o Edital de Chamada de Artigos n. 2/2024 e o Manual de Estilo da Revista do MPM.

Os artigos devem ser enviados por meio da página da Revista do Ministério Público Militar, disponível na Plataforma OJS/PKP. É preciso se cadastrar no sistema, por meio do ícone “Cadastro”, localizado no canto superior direito da página. Após o login, clique no ícone “Enviar Submissão”, também localizado no canto superior direito da página.

Revista Jurídica da ESMP – A Revista Jurídica da ESMP recebe artigos relacionados a temas institucionais e de interesse acadêmico em fluxo contínuo. Recentemente, a RESMPSP atingiu o estrato Qualis A4. O artigo científico deve ser inédito, os autores devem possuir titulação mínima de mestre e o texto precisa seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, na página “Sobre a Revista”. Para mais informações sobre o processo seletivo, clique aqui.

Para submeter um artigo, o interessado cadastrado deve acessar sua área de usuário e clicar em "submeter um artigo". Caso ainda não possua cadastro, o candidato deve solicitar o cadastro no site pelo link https://forms.office.com/r/ASMXRTuy03.

Revista do TRF 3ª Região – A Revista do TRF da 3ª Região (SP/MS) recebe artigos para publicação e realiza cadastro de professores com doutorado para avaliação de artigos. Trabalhos apresentados até 30 de setembro, aprovados em blind review, poderão ser publicados ainda em 2024. O artigo deve trazer contribuição original e inédita ao Brasil e não pode estar em processo de avaliação para publicação por outro periódico. A temática deve estar em consonância com a linha editorial, com preferência para assuntos afetos à Justiça Federal. A autoria pode ser compartilhada entre, no máximo, três coautores, sendo ao menos um deles doutor.

Interessados podem conferir as condições para submissão dos artigos e as diretrizes para autores na plataforma https://revista.trf3.jus.br/index.php/rtrf3/about/submissions. As orientações para a apresentação dos trabalhos estão estabelecidas na Portaria REVS n. 13/2024. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail revista@trf3.jus.br.