Além da ESMPU: evento da UNESCO, UNODC e CPLP trata do fortalecimento do Estado de Direito através da Educação

Encontro acontece no dia 18 de fevereiro, às 10h, por meio de plataforma de videoconferencia
publicado: 10/02/2021 14h31 última modificação: 10/02/2021 14h31
Ilustração

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), promovem, no dia 18 de fevereiro, a partir das 10h (13h no horário de Portugal), o evento virtual “Fortalecer o Estado de Direito através da educação: da teoria à prática”.

O encontro busca estimular uma reflexão sobre os desafios, as tendências e as oportunidades de promover os princípios do Estado de Direito através da educação e celebra o lançamento de duas publicações da UNESCO/UNODC em Língua Portuguesa: “Fortalecimento do Estado de Direito por meio da educação: um guia para os formuladores de políticas” e “Capacitar estudantes para sociedades justas: um guia para professores da educação secundária”.

Programação - A abertura da atividade terá como participantes o secretário executivo da CPLP, embaixador Francisco Ribeiro Telles; o coordenador global do Programa Global para a Implementação da Declaração de Doha do UNODC, Marco Teixeira; a representante da Representação da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto; e a representante da Representação da UNESCO no Brasil, Elena Abbati. O encontro contará ainda com a presença de autoridades governamentais, decisores políticos dos setores da educação e da justiça, e outras entidades de diferentes países da CPLP. Confira a programação completa aqui.

Painel interativo - O evento apresentará um painel interativo para debater questões relacionadas à temática do fortalecimento do Estado de Direito por meio da educação. Os convidados são o diretor da Ação Cultural e Língua Portuguesa da CPLP, João Boaventura Ima Panzo; a promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) e colaboradora das publicações da UNESCO/UNODC, Luciana Ásper y Valdéz, além de representantes de Cabo Verde e Moçambique. A moderação dos debates será feita pelo coordenador do Programa Global da Declaração de Doha da UNODC, Marco Teixeira.

Os interessados em participar, deverão se inscrever através do link https://zoom.us/meeting/register/tJMtfu6vrTouHdY2MwRzKX-jmcofv1WsQHFP. O evento contará com interpretação da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e será transmitido ao vivo pelo canal da CPLP no YouTube.

Para mais informações, acesse a Nota Conceitual da atividade.