Além da ESMPU: participe da palestra sobre prevenção e posvenção ao suicídio

Atividade promovida pelo MPDFT faz parte da campanha Setembro Amarelo
publicado: 01/09/2021 14h21 última modificação: 01/09/2021 14h21
Ilustração

O mês de setembro ganhou destaque no calendário nacional de saúde com a campanha Setembro Amarelo. Com o objetivo de capacitar os participantes na compreensão de processos autodestrutivos, sinais de alerta, fatores de risco e de proteção ao suicídio, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove palestra sobre o tema. A atividade será realizada dia 9/9, das 14h às 16h, pela plataforma Zoom. Foram disponibilizadas 250 vagas. As inscrições podem ser feitas até 7/9. Inscreva-se.

A instrutora será a psicóloga e psicopedagoga Karina Okajima Fukumitsu, pesquisadora com ênfase nos estudos de processos autodestrutivos, prevenção ao suicídio, posvenção e acolhimento da vida. Ela coordena a Pós-Graduação em Suicidologia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e o Programa Raise: Ressignificações e Acolhimento Integrativos do Sofrimento Existencial. Fukumitsu também é autora de diversos livros sobre a temática e administra o grupo do Facebook “Suicídio: prevenção e posvenção no Brasil”, as páginas “Enlutamento por suicídio no Brasil” e “Suicídio: prevenção e posvenção no Brasil” e produz o podcast  “Se tem vida, tem jeito”.

Setembro Amarelo – Os participantes vão aprender a identificar as características do comportamento suicida e adquirir conhecimentos sobre a posvenção e o processo de luto. Ao buscar informações sobre como funciona todo o processo, você pode ajudar pessoas próximas que estejam passando pelo problema ou até mesmo identificar-se com ele.

Atividade: “Palestra sobre suicídio: prevenção e posvenção”
Inscrição: até 7 de setembro (inscreva-se)
Período de realização: 9 de setembro, das 14h às 16h
Modalidade: online, por meio da plataforma Zoom