Além da ESMPU: Revista do MPDFT está com editais abertos para autores de artigos e pareceristas

Edição celebra os 40 anos da reforma do Código Penal e da Lei de Execução Penal. Prazo para envio de artigos vai até 26 de julho
publicado: 10/07/2024 18h55 última modificação: 10/07/2024 19h07
Ilustração

Os interessados em submeter artigos para a Revista do MPDFT 2024 poderão encaminhá-los, até 26 de julho, exclusivamente pelo endereço eletrônico revista.mpdft.mp.br. A edição deste ano celebra os 40 anos da reforma do Código Penal e da Lei de Execução Penal. Além do edital para seleção de artigos, foi lançado o edital de chamamento público de mestres e doutores para composição do corpo de pareceristas do periódico.

A Revista do MPDFT destina-se à publicação de artigos jurídicos e matérias correlatas produzidos por membros ou servidores do MPDFT e por colaboradores externos. Os textos visam incrementar estudos jurídicos, ser fonte de pesquisa e disseminar conhecimento relevante ao Ministério Público e ao cidadão. O periódico é veiculado anualmente em formato eletrônico pelo Open Journal System (OJS). Em caso de dúvidas, entre em contato com o Conselho Editorial da Revista do MPDFT pelo e-mail conedit@mpdft.mp.br.

Edital para seleção de artigos – O autor deve possuir mestrado, doutorado ou pós-doutorado em Direito ou áreas afins. O artigo pode ter autoria compartilhada e ser redigido em português, inglês ou espanhol. Os textos encaminhados para publicação devem abordar a temática proposta, além de serem originais e inéditos. Os artigos inscritos serão submetidos à apreciação do corpo de pareceristas pelo sistema double blind peer review (revisão duplo-cega), o qual garante o anonimato de autores, pareceristas e demais responsáveis pelo processo de avaliação. Interessados devem consultar o edital completo.

Edital para corpo de pareceristas – Os interessados devem ter título de mestre ou de doutor em Direito ou em áreas afins, ou estar vinculado a programa de doutorado em Direito ou áreas afins. É preciso ainda ter vínculo com instituição de ensino superior no Brasil ou no exterior. Além disso, devem conhecer a política editorial da Revista e possuir disponibilidade para a realização de até dois pareceres por ano. Para participar, é necessário efetuar cadastro na plataforma OJS, disponível no endereço eletrônico https://revista.mpdft.mp.br. Na página da Revista, está disponível o tutorial para cadastro. Para mais informações, consulte o edital completo.

Clique aqui para conferir o edital para publicação de artigos.
Clique aqui para acessar o tutorial de cadastro do autor.
Link de inscrição para submissão de artigos.
Clique aqui para ver o edital para parecerista.
Clique aqui para acessar o tutorial de cadastro de parecerista.
Link de inscrição para parecerista.