Notícias

Além da ESMPU: seminário discute impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho

Evento faz parte das ações do Abril Verde do Programa Trabalho Seguro e será realizado nos dias 23 e 24 de abril, em Brasília
publicado: 09/04/2024 17h42 última modificação: 09/04/2024 17h56
Ilustração

Ilustração

O Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho vai promover, nos dias 23 e 24 de abril, o seminário “Democracia é inclusão: impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho”. As inscrições estão abertas e o evento será realizado no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Clique aqui para se inscrever.

A atividade conta com a parceria entre a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).  O evento tem como público-alvo a magistratura trabalhista, integrantes do sistema de Justiça, acadêmicos e sociedade em geral.

O seminário busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O evento contará com a participação de representantes das categorias de trabalhadoras e trabalhadores informais, especialistas, juristas e autoridades públicas.

Entre as temáticas abordadas estão: a dimensão social da sustentabilidade, o trabalho informal no mundo e os impactos da ausência da previdência e seguridade social do trabalho informal. O evento terá ainda oficinas e rodas de conversas.

Democracia e diálogo social – O Programa Trabalho Seguro tem como temática para o biênio 2023-2024 o tema “Democracia e diálogo social como ferramentas para construção de meio ambiente de trabalho saudável e seguro”. Para 2024, o subtema é “Democracia é inclusão: o aspecto social da sustentabilidade”, com foco nos aspectos relacionados ao trabalho informal e ao trabalho rural.

Além do seminário, o programa prevê outras ações para o Abril Verde, como a inclusão de uma pauta temática de julgamentos de processos relativos aos acidentes de trabalho em varas e tribunais do Trabalho em todo o país; iluminação de prédios públicos para estimular a conscientização sobre a importância de um ambiente de trabalho seguro; e ampliação das parcerias institucionais.

Atividade: Seminário “Democracia é inclusão: impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho”Inscrição: até 30 de abril (inscreva-se)
Período de realização: 23 e 24 de abril
Modalidade: presencial, com transmissão ao vivo pelo YouTube
Local: sede do TST, em Brasília

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300