Notícias

Além da ESMPU: Seminário do MPDFT debaterá evoluções e limites das práticas restaurativas

Evento pretende promover o diálogo com órgãos e pessoas interessadas e trazer experiências práticas de aplicação da justiça restaurativa
publicado: 03/11/2023 17h46 última modificação: 03/11/2023 17h57
Ilustração

Ilustração

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove, nos dias 13 e 14 de novembro, o seminário “Justiça restaurativa em tempos atuais: evolução e limites”. As mesas temáticas reunirão especialistas para a discussão de práticas restaurativas no Distrito Federal, com o olhar para o passado, o presente e o futuro, além de compartilhar experiências e reflexões no contexto escolar e em crimes sexuais e raciais. O evento terá a duração de duas manhãs, das 8h30 às 12h, com transmissão pelo canal do YouTube da Secor MPDFT.

O seminário faz parte da programação da Semana Restaurativa, promovida pela Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto) e pela Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor), que será realizada de 13 a 17 de novembro. Além dos dois dias de evento, será lançada uma campanha com vídeos e materiais informativos que serão disponibilizados nos canais do MPDFT ao longo da semana. 

A Semana Restaurativa é um movimento realizado durante a 3º semana de novembro em vários órgãos do sistema de justiça e em alguns países como Canadá, Nova Zelândia e África do Sul com o objetivo de disseminar as práticas restaurativas. 

Programação – O evento terá dois dias de programação diversificada com o objetivo de disseminar as práticas autocompositivas e compartilhar experiências. No primeiro dia, após a abertura com autoridades, será iniciada a primeira mesa temática: “Práticas restaurativas no DF – passado, presente e futuro”. Na sequência, a segunda mesa traz o tema “Práticas restaurativas para a construção da paz no contexto escolar. No dia seguinte, a programação é retomada com a mesa redonda: “Justiça restaurativa: limites e possibilidades – crimes sexuais”. A última mesa temática será sobre “Limites e possibilidades – crimes de racismo”. Ao final de cada exposição, está reservado tempo para participações e debates. Clique aqui e confira a programação completa. 

Inscrições – O evento é aberto a todos os interessados, com transmissão pelo YouTube, e não há limite de vagas. As inscrições poderão ser realizadas na página EaD do MPDFT até o dia do evento, conforme orientação abaixo. O registro de presença é de responsabilidade exclusiva do participante e deve ser realizado nos dias correspondentes ao seminário.
• Público interno: na categoria “Telepresenciais” > Seminário “Justiça Restaurativa em Tempos Atuais: Evolução e Limites”
• Público externo: nas categorias “Ações Educacionais” > “Telepresenciais” > Seminário “Justiça Restaurativa em Tempos Atuais: Evolução e Limites” 

Serviço: Seminário “Justiça restaurativa em tempos atuais: evolução e limites”
Data: 13 e 14 de novembro de 2023
Horário: das 8h30 às 12h
Público-alvo: membros, servidores e público externo
Transmissão pelo canal da Secor no YouTube Dia 13/11 e Dia 14/11

*Com informações da Secom/MPDFT

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300