Ano da França no Brasil promove congresso jurídico em Porto Alegre

A atividade reunirá juristas dos dois países em palestras e debates sobre federalismo, reforma do Estado, direito econômico e justiça. O congresso acontecerá entre 25 e 29 de maio.
publicado: 18/05/2009 10h55 última modificação: 31/03/2017 17h19

Como parte das comemorações do Ano da França no Brasil, acontece em Porto Alegre (RS) o congresso Direito Francês e Brasileiro: Perspectivas Nacionais e Comparadas. A atividade vai reunir mais de 60 juristas brasileiros e franceses entre 25 e 29 de maio para difundir conhecimentos técnicos e atualizados sobre questões contemporâneas de interesse geral.

O objetivo é propor a comparação jurídica como meio de conhecimento da cultura e do direito positivo dos dois países. Entre os temas em destaque estão o federalismo, a reforma do Estado, o direito econômico, a justiça, os contratos e a empresa.

Para cada palestra está prevista a apresentação de relatórios nacionais, seguidos de debates em mesas redondas de direito comparado. A atividade marca ainda o lançamento do livro Introdução ao direito francês, obra escrita por pesquisadores brasileiros e franceses com formação jurídica nas universidades de ambos os países.

O congresso é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Instituto de Direito Comparado Brasil-França, em parceria com a Chaire Régulation de SciencesPo, de Paris, a Université de Strasbourg e a Université Paris I Panthéon-Sorbonne.

Clique aqui para acessar o site oficial da atividade.