Arte e cultura: ESMPU cria comitê e conselho curador do patrimônio artístico

Iniciativa visa contribuir para o fomento, o desenvolvimento, a gestão, a criação e a aquisição do acervo artístico e cultural da Instituição
publicado: 23/03/2022 09h36 última modificação: 23/03/2022 09h57
Ilustração

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) criou o Comitê Gestor do Patrimônio Artístico e Cultural e o Conselho Curador de Arte e Cultura da Instituição (Portaria n. 34/2022). A iniciativa visa contribuir para o fomento, o desenvolvimento, a gestão, a criação e a aquisição do acervo artístico e cultural da Escola.

Dessa forma, a ESMPU busca promover e valorizar as atividades artísticas, históricas e culturais na Instituição, a fim de aproximá-la da sociedade, além de reconhecê-las como fundamentais para a criatividade humana, que é força motriz da inovação. O normativo também visa regulamentar o uso da Escola para essa finalidade.

Atribuições – Ao Comitê Gestor do Patrimônio Artístico e Cultural caberá regulamentar os usos dos espaços destinados a exposições, intervenções, eventos, apresentações e manifestações artísticas; definir os critérios para criação e manutenção do Espaço Cultural da ESMPU; e assessorar e apoiar o Conselho Curador de Arte e Cultura da ESMPU. A este caberá, além de outras atribuições, aprovar, a cada semestre, as propostas de exposição, encaminhadas à Instituição, a fim de definir o calendário de mostras para o semestre subsequente.

O comitê será composto por seis integrantes do corpo gerencial da ESMPU. Já o conselho terá o mesmo número de participantes, sendo dois externos ao MPU e três do quadro da Instituição, com notório conhecimento em artes visuais e cênicas, cultura, música, arquitetura ou temas correlatos. Os integrantes do Conselho Curador exercerão mandato de um ano, prorrogável por igual período, e desempenharão suas atividades de forma honorífica e não remunerada.

A Diretoria-Geral lançará editais semestrais de chamamento para interessados em expor obras de arte e fotografia, lançar livros, realizar apresentações musicais, promover recitais de poesia, leitura dramatizada ou outras manifestações artísticas na ESMPU.