Assista agora: encontros da PFDC sobre direitos humanos e rede de defensorias

Atividades serão transmitidas ao vivo para toda a rede do Ministério Público Federal hoje (24) e amanhã (25), a partir das 9h. Participam dos encontros membros do MPF e representantes de instituições de defesa dos direitos humanos da América Latina.
publicado: 24/08/2009 06h00 última modificação: 31/03/2017 17h24

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) promove hoje (24) e amanhã (25), em Brasília, o I Encontro da Rede de Defensorias Locais e Metropolitanas e o II Encontro Internacional “Direitos Humanos e Metrópoles”. As atividades reúnem membros do MPF e representantes das Defensorías del Pueblo e de instituições similares de defesa dos direitos humanos da América Latina.

Os dois encontros serão transmitidos ao vivo, direto da sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), para toda a rede do MPF. Apoiam a iniciativa a ESMPU, a Assessoria de Cooperação Jurídica Internacional da PGR e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

ASSISTA AGORA

Confira a programação:

24 de agosto

9h às 9h45 – Solenidade de abertura.

9h45 às 10h45 – Conferência inaugural: “Importância histórica das Defensorías del Pueblo e instituições similares na formação da consciência de direitos humanos nas três Américas”, ministrada pelo professor Pietro de Jesús Alarcón.

11h às 12h40 – Painel 1: “A problemática da segurança pública nas metrópoles. Atuação das Defensorías del Pueblo e instituições similares na defesa dos direitos humanos”.

14h30 às 16h30 – Painel 2: “Como obter a implementação do direito humano ao meio ambiente sadio nas metrópoles. A importância dos espaços verdes. O papel da polícia ambiental, das Defensorías del Pueblo e instituições similares e da Justiça Ambiental. A recomposição de danos”.

17h às 18h20 – Painel 3: “O papel das Defensorías del Pueblo e instituições similares na promoção e prevenção do direito humano à saúde nas metrópoles”.

25 de agosto

9h às 10h40 – Painel 4: “O modelo de Defensorías del Pueblo para as grandes metrópoles. Os defensores nos estados/províncias e nos municípios. O modelo brasileiro. A importância de uma rede de defensores metropolitanos”.

11h – Encerramento: “Emissão da Declaração de Direitos Humanos das Metrópoles”.