Atuação do Ministério Público em favor das pessoas com deficiência é tema de curso “EaD interativo”

Atividade é voltada para membros e servidores do MPF, MPT E MPDFT. Inscrição vai até 24 de setembro
publicado: 13/09/2018 17h17 última modificação: 17/09/2018 14h19
Ilustração

Membros e servidores do MPF, MPT e MPDFT já podem se inscrever no curso “Atuação do MP em favor das pessoas com deficiênciada Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A atividade é oferecida na modalidade “EAD interativo” e será realizada de 24 de outubro a 30 de novembro, no ambiente virtual de aprendizagem da Escola.

São oferecidas 46 vagas para o MPF (28 para membros e 18 para servidores), duas para o MPT (uma para membro e uma para servidor) e duas vagas para o MPT (uma para membro e uma para servidor).

As inscrições podem ser feitas até às 12h do dia 24 de setembro pelo linkInscrição e Resultados”, no endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção será por sorteio eletrônico e não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

O curso tem carga de 20 horas-aula e abordará os seguintes tópicos:  igualdade da pessoa com deficiência perante a Lei, na Convenção Internacional e na Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015; conceito de pessoa com deficiência, igualdade e não discriminação; acessibilidade na Lei Brasileira de Inclusão; adaptação razoável e desenho universal; acesso à informação e à comunicação; soluções de ações e tomada de decisões para questões relativas a atuação ministerial na defesa das pessoas com deficiência.

O participante deve ter disponibilidade mínima de cinco horas semanais, facilidade de acesso a computadores e à rede banda larga e conhecimentos básicos de Internet. Receberão certificado aqueles que obtiverem frequência mínima de 85%.

"EAD interativo" – A estrutura do novo modelo de educação a distância da ESMPU é formada por videoaulas, textos complementares interativos, fóruns de discussão e blocos de questões. Cada curso é composto por quatro videoaulas: as três primeiras têm duração máxima de 15 minutos e a última, exibida ao final, e com duração máxima de 30 minutos, irá responder as principais dúvidas levantadas nos fóruns. Já os textos complementares interativos fornecem uma perspectiva prática do assunto, mostram o posicionamento do docente sobre o tema e incentivam a pesquisa, a leitura, a interpretação e a análise do aluno.

Outras informações estão disponíveis pelo edital.

Plano de aula