Biblioteca da ESMPU apresenta novo catálogo de obras sobre direitos humanos

Curadoria celebra o Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas (24/3)
publicado: 24/03/2022 15h34 última modificação: 31/03/2022 19h19

A Biblioteca da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) preparou mais uma seleção especial para a comunidade acadêmica da instituição. Dessa vez, um catálogo de obras do acervo físico e digital que abordam questões de direitos humanos. A curadoria celebra o Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas (24/3). A data é uma homenagem ao monsenhor Oscar Arnulfo Romeo, de El Salvador, perseguido e morto em seu país por denunciar o extermínio de camponeses e sacerdotes por forças de segurança nos anos 1980.

O catálogo apresenta uma visão geral dos materiais bibliográficos relacionados ao tema e que estão disponíveis para o corpo docente, discente, membros e servidores da ESMPU. Para a consulta, os usuários terão acesso às capas e às referências bibliográficas, além da respectiva localização da obra no acervo da Biblioteca. As publicações foram selecionadas com base na pluralidade de opiniões, relevância do autor, além da importância para o Ministério Público. A curadoria contemplou autores reconhecidos no meio jurídico nacional e internacional, como Alexandre de Moraes, André de Carvalho Ramos, Luís Roberto Barroso e Robert Alexy. Acesse aqui

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – A iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme agenda das Nações Unidas, que busca assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza e lutar contra a desigualdade e a injustiça. Enquadra-se também no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 da ESMPU, que estabelece os direitos humanos como um dos eixos transversais norteadores das atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição.

Serviço – Os principais serviços da Biblioteca da ESMPU são a biblioteca digital, com mais de 160 mil títulos eletrônicos e bases de dados nacionais e internacionais; a pesquisa bibliográfica; a elaboração e divulgação do Boletim de Novas Aquisições Bibliográficas (BoB); a aquisição e disponibilização de materiais bibliográficos impressos e digitais, com base nas bibliografias dos cursos ministrados pela Escola e na demanda dos usuários; e elaboração das fichas catalográficas de obras editadas pela instituição. A Biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h45. Em razão da pandemia de Covid-19, o espaço conta com capacidade restrita.

Clique para conferir o catálogo.