Biblioteca da ESMPU monta acervo em braille

As obras foram doadas pelo Senado Federal, entre elas, o Código de Defesa do Consumidor. Qualquer pessoa pode consultar os títulos na sede da Escola. A iniciativa segue o lema “É criminoso discriminar”.
publicado: 13/08/2008 15h50 última modificação: 31/03/2017 17h29

A biblioteca da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) começa a montar acervo em braille. As primeiras obras foram doadas pela Secretaria Especial de Editoração e Publicação do Senado Federal. Os títulos são a Lei Orgânica do DF, o Código de Defesa do Consumidor, a Lei de Doação de Órgãos e a Constituição do estado de Minas Gerais. Em breve, a Escola vai receber a Constituição Federal.

A montagem do acervo segue o lema "É criminoso discriminar", campanha adotada pela ESMPU na celebração de seus 10 anos de criação. Qualquer pessoa pode consultar as obras na biblioteca, basta se cadastrar na recepção da sede da Escola, na 604 Sul, Avenida L2. O horário de funcionamento da biblioteca é das 8h às 21h.

"O braille é fundamental para os estudos", ressalta o servidor público João Monteiro, que é deficiente visual. Ele afirma ser mais fácil assimilar a informação lida pelo tato do que em áudio e que o sistema permite verificar a grafia das palavras. Para passar no concurso, Monteiro recorreu principalmente a material sonoro, pois considera a bibliografia jurídica adaptada escassa.

A supervisora pedagógica do Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais de Brasília, Susana Carvalho, explica que muitos deficientes graduam-se em direito. Porém, segundo ela, a velocidade com que a legislação muda é superior à de produção de títulos em braille. Assim, o material existente se desatualiza.

A biblioteca do MPDFT, no Eixo Monumental, tem, em braille, salmos bíblicos do Velho Testamento e o Código de Defesa do Consumidor, com consulta aberta a todos.

Outras informações, pelo telefone (61) 3313-5119 ou pelo e-mail biblioteca@escola.mpu.mp.br.