Biblioteca da ESMPU seleciona obras do acervo sobre segurança e saúde no trabalho

Em homenagem ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/4), o catálogo de livros físicos e digitais chama a atenção para temas como a síndrome de burnout
publicado: 27/04/2022 09h00 última modificação: 03/05/2022 19h07
ilustração

Em abril, comemora-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28/4). Para celebrar a data, a Biblioteca da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) selecionou 12 publicações de seu acervo físico e digital que abordam questões sobre o tema. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e remete à explosão de uma mina no estado norte-americano da Virgínia, que matou 78 mineiros. No Brasil, a data foi instituída pela Lei n. 11.121/2005. Para conferir o catálogo, clique aqui.

Dentro da temática, afeta ao Direito do Trabalho, o catálogo deu especial atenção à síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional. A indicação contempla dois textos da autora Maria José Giannella Cataldi: “O impacto da síndrome de burnout nas mulheres” e “O stress no meio ambiente de trabalho”.

“É necessário compreendermos como as relações laborais podem afetar nossa saúde. A Organização Mundial da Saúde caracteriza o burnout como um fenômeno proveniente do espaço ocupacional. Trata-se de um transtorno de ansiedade advindo do contexto laboral, educacional ou de qualquer atividade produtiva realizada excessivamente. Esse estresse está bastante vinculado a questões relacionadas à capacidade produtiva de cada indivíduo, por isso é fortemente associado ao trabalho”, explica a psicóloga Nadya Rodrigues, servidora do MPU.

O objetivo é apresentar uma visão geral dos materiais bibliográficos disponíveis dos subtemas relacionados à temática. Para a consulta, os usuários terão acesso às capas e às referências bibliográficas. Buscou-se incluir as obras mais atualizadas, especialmente da temática jurídica nacional, considerando as características da ESMPU.

Curadoria – Este é o terceiro catálogo temático divulgado pela Biblioteca da ESMPU. As duas primeiras publicações saíram em março para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8/3) e o Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações dos Direitos Humanos e pela Dignidade das Vítimas (24/3).

Serviço – A Biblioteca está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h45. Os principais serviços ofertados são a biblioteca digital, com mais de 160 mil títulos eletrônicos e bases de dados nacionais e internacionais; pesquisa bibliográfica; elaboração e divulgação do Boletim de Novas Aquisições Bibliográficas (BoB); aquisição e disponibilização de materiais bibliográficos impressos e digitais, de acordo com as bibliografias dos cursos ministrados pela Escola e demanda dos usuários; e elaboração das fichas catalográficas de obras editadas pela Instituição.

Confira aqui o catálogo.