CNMP, MPF e ESMPU lançam, no dia 10 de dezembro, o projeto “Respeito e Diversidade”

Idealizador da iniciativa, o procurador-geral da República, Augusto Aras, fará o lançamento, dia 10/12, às 14h, no CNMP, em evento aberto à imprensa e com transmissão pelo YouTube
publicado: 10/12/2020 08h41 última modificação: 10/12/2020 08h41

O Ministério Público Federal (MPF), a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançam, nesta quinta-feira, 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o projeto “Respeito e Diversidade”.

Idealizador da iniciativa, o procurador-geral da República, Augusto Aras, presidirá o evento de lançamento, que será realizado no formato semipresencial, no auditório do CNMP, em Brasília-DF, a partir das 14h. Aberta à imprensa, a cerimônia será transmitida pelo canal do Conselho no YouTube.

O projeto será constituído pelo conjunto de iniciativas com o objetivo de disseminar a cultura do diálogo, do respeito à diversidade humana e do pluralismo de ideias, de opiniões, de cor, de raça, de credo, de gênero, de aspectos físicos. Essas iniciativas serão realizadas a partir da criação de uma rede de instituições parceiras responsável por realizar eventos, cursos e rodas de conversa que tenham como tema o respeito e a diversidade. O projeto está aberto à participação de instituições públicas, personalidades e representantes da sociedade civil.

Para o evento de lançamento já estão confirmadas as presenças de representantes de mais de 20 instituições públicas e da sociedade civil organizada que assinarão termos de adesão ao projeto.

Próximos passos

Entre as ações previstas para 2021 estão uma campanha publicitária nacional de conscientização da sociedade sobre a importância do respeito às diferenças; eventos, palestras, rodas de conversa, seminários, cursos e treinamentos. Também estão previstas audiências públicas e a publicação de coletâneas de artigos. Essas realizações terão como objetivos replicar boas práticas relacionadas à diversidade e debater possíveis soluções para mitigar e combater atos de desrespeito e intolerância.

No primeiro trimestre de 2021 será lançado, também, um Prêmio Nacional para o reconhecimento das iniciativas relacionadas ao tema do projeto Respeito e Diversidade. Serão três categorias: iniciativas dos Ministérios Públicos na defesa do respeito e da diversidade; matérias jornalísticas publicadas pela imprensa brasileira sobre respeito e diversidade que contribuam com a reflexão sobre o assunto; e iniciativas da sociedade que estejam alinhadas com o propósito do projeto.

Nos meses de março, abril e maio de 2021, Augusto Aras percorrerá as cinco regiões do País para divulgar o projeto e buscar a ampliação da rede de adesão ao projeto. Além do Distrito Federal, ele visitará os estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Amazonas e Pará.

Lançamento do projeto "Respeito e Diversidade"
Local: sede do CNMP, em Brasília, com transmissão pelo YouTube