CNMP Talks: primeira edição discute violência contra a mulher

Iniciativa faz parte do Movimento Nacional em Defesa dos Direitos da Vítima, que busca trazer à tona temas de relevância social de forma a impactar positivamente o atendimento à vítima
publicado: 11/10/2022 14h42 última modificação: 11/10/2022 14h43
Ilustração

A primeira edição do CNMP Talks será na próxima segunda-feira (17/10), às 14h, e tem como tema “Violência contra a mulher: proteger e libertar”. A iniciativa faz parte do Movimento Nacional em Defesa dos Direitos da Vítima, que busca trazer à tona temas de relevância social de forma a impactar positivamente no atendimento à vítima no Brasil. O evento de estreia faz parte do protocolo de intenções firmado entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Caixa Econômica Federal (CEF).

A atividade é dirigida aos integrantes do Ministério Público, funcionários da CEF e ao público em geral. Em formato híbrido, com transmissão pelo canal do CNMP no YouTube, a programação contará com dois painéis: “Intersecções entre gênero e violência na perspectiva do Ministério Público”, e “Caixa pra Elas”, no qual a CEF irá expor as atividades que vem desenvolvendo para o público feminino.

Projeto – O Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, lançado em junho de 2022, é um projeto de iniciativa do CNMP, Ministério Público Federal (MPF) e Escola Superior do MPU (ESMPU), em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

A iniciativa visa desenvolver ações coordenadas em busca de proteção integral, de promoção de direitos e de apoio às vítimas. Entre as linhas de ação, inclui-se o fomento de iniciativas para a promoção da temática abrangida, por meio de reuniões estratégicas, cursos, seminários, publicações, eventos, premiações e campanha de comunicação.