Notícias
Com mais de 300 currículos cadastrados, ESMPU fortalece Banco de Candidatos a Docentes para 2026
Cresceu o número de interessados em se tornar professores da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). Após o aperfeiçoamento do formulário de cadastro, em julho deste ano, o número de currículos registrados no Banco de Candidatos a Docentes (Cadoc) aumentou 117%, saltando de 145 para 315 profissionais cadastrados. A análise do perfil dos atuais inscritos revela uma distribuição equilibrada entre os diferentes níveis de titulação: são 119 mestres (37,7%), 85 especialistas (26,9%), 75 doutores (23,8%), 22 pós-doutores (6,9%), 14 graduados (4,4%) e 4 com livre docência (1,3%).
O objetivo do Cadoc é reunir profissionais com experiência acadêmica e prática nas áreas de interesse do MPU. Para 2026, a Escola pretende fortalecer a utilização desse banco, priorizando a seleção de orientadores pedagógicos e professores devidamente cadastrados.
Como se cadastrar – Se você tem interesse em se tornar docente da ESMPU e ainda não registrou ou atualizou seu currículo, clique aqui para acessar o sistema, fazer login com o CPF (ou realizar novo cadastro) e preencher ou atualizar as informações solicitadas.
Os candidatos devem informar, no mínimo, a última formação acadêmica e anexar o currículo atualizado (Lattes ou vitae). Há também espaço opcional para inserir um minicurrículo, o que facilita a análise estratégica do perfil. O processo é simples, intuitivo e com foco nas informações realmente necessárias para avaliação dos perfis.
Podem se inscrever no Cadoc profissionais com experiência em magistério superior, preferencialmente com titulação de mestre ou doutor reconhecida no Brasil, e atuação compatível com os temas de interesse do MPU. Após o registro ou a atualização, os dados permanecem disponíveis por três anos, sendo utilizados nas fases de planejamento e execução das atividades acadêmicas.
Manter as informações atualizadas é fundamental para que a instituição tenha dados precisos sobre cada candidato, possibilitando melhor aproveitamento. Vale destacar que a inclusão no banco não garante seleção ou contratação, mas permite participação em processos seletivos para instrutor, conteudista ou tutor de atividades acadêmicas da Escola.
Informações adicionais podem ser obtidas com a Supervisão de Atendimento ao Corpo Acadêmico pelo e-mail saac@escola.mpu.mp.br.
Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300