Combate ao crime organizado, máfias, corrupção e terrorismo é tema de curso em Roma

Membros do MPF e MPDFT podem se inscrever até 11 de setembro, às 12h
publicado: 31/08/2018 16h00 última modificação: 31/08/2018 16h42
Ilustração

Está aberto o edital de seleção para o curso de aperfeiçoamento “Combate ao crime organizado, máfias, corrupção e terrorismo”, em Roma, na Università degli Studi di Roma Tor Vergata. As vagas são destinadas aos membros do MPF e MPDFT e o curso será realizado de 6 a 15 de maio de 2019. Promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), o curso é realizado em parceria com a International Experience e a Universidade de Roma Tor Vergata.

As atividades serão na língua italiana e, durante as aulas, haverá tradução simultânea. Nas visitas institucionais, haverá tradução consecutiva (não simultânea/recapitulação resumida) para o português. O período de hospedagem vai de 5 a 16 de maio de 2019 e as aulas serão realizadas no Campus X da Università di Roma Tor Vergata, localizado na Via di Passolombardo, 341.

São oferecidas 18 vagas, 13 para membros do MPF e 5 para membros do MPDFT. Os interessados devem realizar inscrições pelo link “Inscrição e Resultados” do endereço  https://escola.mpu.mp.br, até 11 de setembro às 12h. A seleção será por sorteio eletrônico.

Com 60 horas de carga horária, dentre aulas presenciais e visitas oficiais com seminário, o conteúdo programático do treinamento apresenta os seguintes assuntos: código anti-máfia; normativa sobre a lavagem de dinheiro no direito italiano e europeu; as investigações; o sistema penal da lavagem de dinheiro; corrupção e crime organizado; combate à corrupção na experiência italiana; a delação premiada no sistema italiano; evolução histórica do crime organizado; a estrutura de combate às organizações criminosas; Procuradoria Anti-máfia; cárcere duro no CPP Italiano; Direito Penitenciário; o terrorismo Islâmico; apreensão preventiva de bens; internacionalização das máfias e Sociologia do Crime Organizado. O cronograma do curso será enviado aos candidatos selecionados trinta dias antes do seu início.

Custos –  O valor da atividade é de 2.750 euros, caso o participante opte por quarto individual. Para quarto duplo, o valor é de 2.500 euros por participante. Para quarto duplo/de casal (1 participante e 1 acompanhante), o valor é de 3.400 euros. O pagamento será dividido em três parcelas. As orientações detalhadas para o pagamento estão na ficha de inscrição.

No valor, estão incluídos os seguintes serviços: curso de Direito de 60 horas certificado pela Università di Roma Tor Vergata; 11 pernoites no hotel/campus da  universidade (quarto individual); café da manhã; seis almoços; coffee-break durante as aulas; dois jantares (boas-vindas e final do curso); cerimônia de encerramento com a entrega dos certificados pela autoridade acadêmica; visitas institucionais; um transfer diário campus X centro de Roma e vice versa (nos dias de aula); tradução consecutiva durante as visitas; tradução simultânea; aluguel de equipamento de tradução simultânea; acompanhamento por um representante da International Experience e entrega de material de boas-vindas. Os voos internacionais Brasil-Itália-Brasil não estão incluídos e devem ser adquiridos pelos próprios alunos.

A ESMPU não arcará com pagamento das despesas do curso. O participante deverá arcar com os valores dos serviços oferecidos, além de outras despesas decorrentes de sua participação como passagens aéreas, alimentação e traslado.

Informações adicionais podem ser obtidas por meio da Divisão de Atendimento ao Corpo Acadêmico pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br ou por meio da International Experience, pelo site www.internacionalexperience.it ou pelos e-mails info@internacionalexperience.it e penna.federico@gmail.com .

Ficha de inscrição