Começa a terceira edição do curso “Globalização, Justiça e Segurança Humana”

Aula inaugural foi ministrada nesta segunda-feira (29), em Brasília, por professores das universidades de Bochum, Alemanha, e de Joanesburgo, África do Sul. Com formato diferenciado, atividade acadêmica integrará encontros presenciais e aulas a distância.
publicado: 29/08/2011 17h44 última modificação: 31/03/2017 17h29

Começou nesta segunda-feira (29) a terceira edição do Curso de Especialização “Globalização, Justiça e Segurança Humana” - Turma 2011/2013. A turma conta com 49 participantes, entre membros e servidores do MPU e agentes públicos de instituições como o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Defesa, a Advocacia-Geral da União (AGU), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Controladoria Geral da União (CGU) e a Cruz Vermelha Internacional. Iniciativa da ESMPU em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade de Bochum (Alemanha) e a Universidade de Joanesburgo (África do Sul), o curso terá carga horária de 370 horas-aula e duração de três semestres.

Durante a cerimônia de abertura da atividade, o diretor-geral da ESMPU, Nicolao Dino Neto, deu boas-vindas aos participantes e destacou a relevância de se discutir no âmbito acadêmico brasileiro temas como globalização, segurança humana, crime organizado e suas implicações nas questões sociais, econômicas, ambientais e jurídicas. “Trata-se de problemas que não reconhecem fronteiras e, por tudo isso, é importante levar em consideração a inserção dos atores políticos e jurídicos do nosso país nesse cenário internacional”, argumentou.

O Curso de Especialização “Globalização, Justiça e Segurança Humana” tem como objetivo capacitar profissionais para tratar de problemas complexos relacionados à globalização e delinear conhecimentos sobre o direito internacional em campos sensíveis para a paz global. Para a coordenadora da atividade, a professora Janine Collaço, do Departamento de Antropologia da UnB, o curso da ESMPU chega à terceira edição com uma proposta inovadora. “O formato diferenciado, com aulas semipresenciais, proporcionará o acesso de alunos de várias partes do país e de docentes de diversas instituições de ensino, melhorando a formação de profissionais e promovendo o diálogo entre universidades brasileiras e estrangeiras”, explicou.

A aula inaugural foi ministrada na sede da ESMPU, em Brasília, pelos professores Adelheid Puttler e Joachim Wolf, da Universidade de Bochum, e Hendrik Strydom, da Universidade de Joanesburgo. Até o fim desta semana, os alunos estudarão temas de direito internacional público, aspectos culturais da segurança humana, direito ambiental internacional, economia global, segurança internacional e direitos humanos.

Após a fase presencial, terá início o módulo a distância, que seguirá até 20 de dezembro. O segundo semestre começará em 26 de março e seguirá até 27 de julho de 2012. O último período será realizado entre 20 de agosto e 20 de dezembro de 2012.