Começa em Brasília o X Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho

Até 19 de dezembro, os 35 novos membros do MPT participam da primeira etapa da atividade acadêmica. Com novo formato, curso terá ao todo 420 horas-aula, ministradas em quatro períodos – dois deles de forma presencial e os demais na modalidade de ensino a distância.
publicado: 04/12/2012 17h42 última modificação: 31/03/2017 17h25
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) iniciou nesta terça-feira, 4 de dezembro, o X Curso de Ingresso e Vitaliciamento para Procuradores do Trabalho, que reúne 35 novos membros do MPT recém-aprovados no 17º Concurso Público para provimento de cargos de procurador do Trabalho.

A cerimônia de abertura da atividade acadêmica contou com a participação do procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo; do vice-procurador-geral do Trabalho, Eduardo Parmeggiani; do diretor-geral da ESMPU, Nicolao Dino Neto; do orientador pedagógico do curso e coordenador de ensino do MPT na Escola, o procurador do Trabalho Carlos Eduardo Brisolla; do secretário do 17º Concurso, o procurador regional do Trabalho Maurício Correia; e do presidente da Associação Nacional de Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo Lima.

Ao dar as boas-vindas aos novos procuradores do Trabalho, o diretor-geral da ESMPU falou sobre a necessidade de se preparar os membros do Ministério Público para atender, de forma proativa, reflexiva e engajada, as demandas da sociedade. “Não buscamos meros burocratas do direito. Almejamos agentes de transformação social imbuídos do propósito de engajamento em um processo emancipatório calcado no ideal de realização de justiça social, mas que também sejam capazes de perceber a urgente necessidade de abertura de horizontes de ação, de interlocução permanente com os demais organismos do Estado e com a sociedade civil organizada”, destacou Nicolao Dino.

Com novo formato, o curso terá carga horária de 420 horas-aula, ministradas em quatro períodos: dois deles de forma presencial e os demais na modalidade de ensino a distância. O conteúdo será distribuído em três módulos: teórico, profissional e de interlocução interinstitucional e com a sociedade civil. “A ideia é transformar esta atividade em um curso de excelência, com o objetivo de prepará-los efetivamente para o exercício da profissão e ainda trazer, no que for possível, um aspecto acadêmico para esse trabalho”, explicou o orientador pedagógico, Carlos Eduardo Brisolla.

Depois da cerimônia, os recém-ingressos assistiram a palestras do procurador-geral do Trabalho, que apresentou um panorama da atuação do MPT; da diretora-geral-adjunta da ESMPU, a subprocuradora-geral do Trabalho Ivana Santos, e do orientador pedagógico, que falaram sobre as normas do curso de ingresso e vitaliciamento e das atividades acadêmicas promovidas pela Escola. A relação entre a administração da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT) e as demais unidades e procuradores foi o tema da segunda parte da programação, ministrada por representantes da Chefia de Gabinete do procurador-geral do Trabalho, da Diretoria-Geral, da Diretoria de Recursos Humanos, da Assessoria Parlamentar e da Assessoria de Comunicação Social da PGT.

Esta primeira etapa, de caráter presencial, segue até 19 de dezembro. Entre os temas estudados, estarão a atuação do Conselho Nacional do Ministério Público, que será apresentada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel; as atividades das Corregedorias, do Conselho Superior do MPT e das Câmaras de Coordenação e Revisão; as prerrogativas institucionais e processuais; a atividade interveniente do MPT; a visão do Poder Judiciário; as Coordenadorias Temáticas; o funcionamento da ANPT; a interlocução com grupos sociais. Os novos procuradores do Trabalho também participarão de media training, que tem o objetivo de discutir o relacionamento com a imprensa e preparar os membros para lidarem com os jornalistas, por meio de técnicas de entrevista e exercícios que simulam situações de contato com diversos veículos.