Concurso seleciona projetos culturais para exposição no Espaço Cultural da ESMPU

Serão escolhidos até três projetos pela Comissão Julgadora do concurso por meio do critério de melhor técnica ou conteúdo artístico. Premiação é de R$ 3 mil por trabalho mais R$ 30 mil para executar cada exposição
publicado: 12/05/2023 12h50 última modificação: 15/05/2023 13h28

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) torna público o edital do concurso para selecionar e premiar projetos de exposições culturais, individuais ou coletivas, para o Espaço Cultural da instituição. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico até as 23h59 de 26 de junho. Confira o Edital n. 2/2023.

Premiação – Os projetos selecionados receberão o prêmio de R$ 3 mil cada, além de R$ 30 mil para executar a exposição, que deve ser entre julho e dezembro de 2023. As propostas devem ter correlação com pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial os atinentes ao meio ambiente, e com a missão e a atuação da ESMPU.

Os proponentes podem inscrever projetos como pintura, gravura, desenho, grafite, cerâmica, bordado, escultura, instalação, fotografia, obra literária, história em quadrinhos, longa-metragem, curta-metragem, arte digital, jogos, performance, site specific, apresentação musical, apresentação de dança, esquete teatral, stand up. Serão aceitas combinações desses tipos ou similares de modo que o conjunto ou a unidade gerem uma experiência consistente pronta para exibição ou exposição.

Poderão participar do concurso pessoas físicas, jurídicas de direito público ou privado sem fins lucrativos e microempreendedores. Para a formulação do projeto, os proponentes poderão visitar presencialmente os espaços físicos da ESMPU durante o período de inscrição, entre 9h e 16h, ou solicitar informações pelo e-mail culturaearte@escola.mpu.mp.br.

Avaliação e seleção – A seleção dos projetos será dividida em duas etapas. A primeira é eliminatória e será conduzida pelo Comitê Gestor do Espaço Cultural da ESMPU. Serão excluídos os projetos que incorrerem nas vedações do edital ou não atenderem aos requisitos de compatibilidade com o tema proposto e de exequibilidade. A segunda etapa é classificatória e será conduzida pelo Conselho Curador da ESMPU, que avaliará, de 1 a 10 pontos, os projetos quanto aos critérios de inovação, pertinência e conceituação.

O resultado preliminar de ambas as etapas de seleção será divulgado por meio de lista em ordem de classificação publicada na data provável de 6 de julho. Os proponentes poderão apresentar recurso contra o resultado preliminar em até três dias úteis. Os demais proponentes poderão apresentar contrarrazões aos recursos apresentados em até três dias úteis após findo o prazo anterior. Os recursos serão decididos pela Comissão Julgadora e poderão ser reconsiderados de ofício pela Diretoria-Geral, no prazo de dez dias úteis.

O prêmio será entregue em até três dias úteis, após o aceite do relatório final de execução da exposição  pela Comissão Julgadora do concurso, por meio de crédito em conta bancária informada pelo proponente no ato de inscrição.

Confira aqui o edital.
Faça aqui a sua inscrição.