Conferência internacional discute enfrentamento do tráfico de pessoas

Resultado de parceria entre ESMPU e MPF, encontro será realizado em 31 de julho, em Brasília
publicado: 04/07/2024 13h43 última modificação: 05/07/2024 16h27

Para marcar o Dia Mundial de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e o Ministério Público Federal (MPF) promovem, em 31 de julho, das 9h às 17h30, a Conferência Internacional “Enfrentamento do tráfico internacional de pessoas”. A atividade será presencial, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília-DF, e não haverá custeio por parte da ESMPU. As inscrições podem ser feitas até as 12h de 24 de julho. Inscreva-se.

O encontro visa conscientizar, capacitar e construir parcerias institucionais, bem como divulgar o lançamento da nova unidade nacional de enfrentamento do tráfico de pessoas do MPF. Foram destinadas 70 vagas a integrantes do MPU, da Justiça Federal, do Executivo Federal, da Polícia Federal e da sociedade civil que atuem na temática.

Serão discutidos na conferência temas como experiências exitosas de países com unidades especializadas em tráfico de pessoas, cooperação internacional, ferramentas de combate ao tráfico de pessoas e o Plano Nacional de Combate ao Tráfico de Pessoas. A atividade será dividida em quatro painéis. Confira a programação.

A orientadora pedagógica é a procuradora regional da República Stella Scampini, secretária-adjunta da Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (SCI/PGR). Participam do evento representantes dos Tribunais Superiores, do Ministério Público, dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e das Relações Exteriores, além de instituições internacionais e programas de cooperação como Eurofront, Redtram, Red LYNX, Interpol, Europol, Empact e Eurojust.

Consulte o projeto pedagógico ou entre em contato pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br para obter mais informações. Excepcionalmente, para essa atividade não haverá edital.

Atividade: Conferência Internacional “Enfrentamento internacional do tráfico de pessoas”
Inscrição: até as 12h de 24 de julho (clique aqui).
Período de realização: 31 de julho, das 9h às 17h30
Modalidade: presencial