Conferência sobre combate à pobreza global: inscrições prorrogadas

Novo prazo segue até as 18h do dia 4 de dezembro. Atividade será realizada em São Paulo (SP) nos dias 5 e 6 de dezembro. Objetivo é debater temas como o direito à saúde, à educação, à justiça, à seguridade, além de medidas contra a fome e a miséria.
publicado: 21/11/2013 17h32 última modificação: 31/03/2017 17h20
A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) prorrogou até as 18h do dia 4 de dezembro* as inscrições para a Conferência “Reflexões acadêmicas para superar a miséria e a fome – lançamento da ASAP no Brasil”, que será promovida no auditório da Procuradoria Regional da República – 3ª Região, em São Paulo (Avenida Brigadeiro Luís Antônio, n. 2020), nos dias 5 e 6 de dezembro. A conferência é uma realização da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), da PRR-3ª Região e da ESMPU.

O objetivo da atividade é inserir o país na rede acadêmica global criada pela Academia de Suporte contra a Pobreza (Academics Stand Against Poverty - ASAP) e analisar as causas estruturais da pobreza mundial com base em uma perspectiva interdisciplinar, para fundamentar as críticas normativas a essas condições.

São oferecidas 180 vagas, sendo 30 para membros do Ministério Público Federal (MPF), 15 para servidores do MPF e 135 para público externo. Os interessados poderão inscrever-se pelo site https://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção será mediante sorteio eletrônico. A ESMPU não arcará com as despesas de participação na conferência.

ASAP – A ASAP é uma plataforma internacional de acadêmicos para reflexões sobre o combate à pobreza. Aqui no Brasil, ela será secretariada pelo Ministério Público Federal e integrada por pesquisadores e instituições com o objetivo de incentivar a pesquisa científica na área das causas estruturais da pobreza mundial.

A conferência buscará analisar e ampliar a base de cooperação acadêmica por meio de uma rede de intercâmbio e interlocução entre os centros de pesquisas das universidades do país. Serão abordados temas como o direito à saúde, à educação, à justiça, à seguridade, o combate à pobreza, além de políticas públicas para a redução da desigualdade e a promoção do desenvolvimento.

Entre os conferencistas, estarão membros do Ministério Público, acadêmicos e representantes de instituições públicas, organizações não-governamentais e entidades internacionais da área de direitos humanos.

Será emitido certificado para o participante com frequência mínima de 85% na atividade. Informações adicionais sobre o procedimento de inscrição poderão ser obtidas no edital de abertura ou pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler a programação completa
.

Matéria alterada em 2/12/2013, devido à prorrogação do prazo de inscrições.