Confira a programação musical do TEDxESMPU Countdown

Conferência está marcada para 30 de agosto na sede da ESMPU, em Brasília. Além da flautista Valéria Bittar, evento terá a participação dos artistas Conrado Pera, Emília Monteiro e DJ VS
publicado: 14/08/2023 18h21 última modificação: 15/08/2023 10h05
Ilustração

O TEDx é um evento de alcance global que se destaca pela rica diversidade de perspectivas e abordagens no âmbito da arte, cultura e entretenimento. Visionários, pensadores e criadores encontram nesse espaço um local para compartilhar histórias e ideias inovadoras. No TEDxESMPU Countdown, em 30 de agosto, não será diferente.

Além dos 11 speakers, selecionados por edital e convidados pela organização, o TEDxESMPU vai contar com a apresentação musical de quatro artistas. A ideia é proporcionar uma experiência cativante para o público e impulsionar o diálogo e o encontro de diferentes expressões artísticas, a fim de reforçar a importância da cultura como instrumento de conexão e compreensão mútua.

Artistas – Juntamente com a flautista e pesquisadora Valéria Bittar, os cantores Conrado Pera e Emília Monteiro e o DJ VS vão comandar o som do TEDxESMPU. Com o tema “Sopros anticoloniais: cartografia de flautas no território brasileiro”, a performance de Bittar será cheia de música e ilustrada por áudio, instrumentos e música para apresentar a diversidade de instrumentos de sopro encontrados atualmente no mundo.

O cantor e musicista paulista Conrado Pera vive em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. Para aperfeiçoar-se como artista, saiu de São Paulo em busca de novas experiências musicais voltadas especialmente à cultura popular. Foi vencedor do Festival Nacional da Canção (Fenac) – o maior do Brasil – em 2015, com a música “Corte e costura”. O artista já se apresentou em quase todos os estados brasileiros e em países como México, Camboja, Etiópia, Peru e EUA.

A cantora Emília Monteiro é filha amapaenses. De sua ancestralidade amazônica, surgiu a referência para gravar um disco com os ritmos amazônico-caribenhos do Norte do Brasil. “Cheia de graça” traz um pouco de Marabaixo, Carimbó, Lumdu, Batuque do Amapá e Zouk Love, em arranjos contemporâneos com linguagem universal. O disco, que tem a participação de Dona Onete, também conta com músicas inéditas de Zeca baleiro, Simone Guimarães e Ellen Oléria.

TEDxESMPU Countdown – Com o tema “Light up our tomorrow” (Lançar luzes sobre o nosso amanhã), a nova edição vai refletir sobre como as ações dos indivíduos impactam a vida social, urbana, dos biomas, da fauna e da flora e, ainda, como essas dimensões precisam estar integradas a práticas inovadoras e mais efetivas, de modo que o futuro das próximas gerações seja mais justo e abundante.

Ainda tem dúvidas? Confira o FAQ do TEDxESMPU.

Acompanhe o TEDxESMPU no Instagram e fique por dentro de todas as informações do evento. Conheça também a página oficial do evento: escola.mpu.mp.br/tedxesmpu/countdown.