Confira evento virtual que discute integração de sistemas entre os ramos do MPU e a ESMPU

Atividade marca o lançamento de iniciativa que permitirá o uso do Sistema Cosmos para o controle orçamentário e financeiro no âmbito de toda a instituição
publicado: 16/03/2022 09h33 última modificação: 16/03/2022 09h39

A integração crescente entre os ramos do Ministério Público da União e da Escola Superior do MPU, a convergência tecnológica e os ganhos para a instituição e para a sociedade serão temas do webinário “Projeto Cosmos: gestão orçamentária e unificação de sistemas do MPU”, que acontece na próxima segunda-feira (21), às 15h. Com transmissão ao vivo pela internet, a atividade marca o lançamento da primeira de uma série de iniciativas que irão assegurar o compartilhamento de softwares e de ferramentas entre os ramos do MPU (os Ministérios Públicos Federal, do Trabalho, Militar, do DF e Territórios, além da ESMPU). A medida tem o propósito de ampliar a eficiência administrativa e economia para a instituição.

A ampliação do diálogo e da cooperação entre as unidades é uma das prioridades do atual procurador-geral da República, Augusto Aras, chefe da instituição. Nessa linha, o mapeamento e adaptação de softwares desenvolvidos internamente que possam ser utilizados em todos os ramos da instituição, tendo em vista as necessidades similares dos órgãos, é uma das frentes de atuação. O primeiro sistema a ser compartilhado será o Cosmos, criado pelo MPT para gestão automatizada do orçamento e que, depois de ajustes realizados por grupo de trabalho, será adotado também no MPF, MPM, MPDFT e na ESMPU. A estimativa é que a utilização da ferramenta passe a ser feita por todas as unidades daqui a um ano.

Além de Augusto Aras, participam do evento de lançamento da iniciativa o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira; o procurador-geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte; a procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Barreto; e o subprocurador-geral da República Alcides Martins, diretor geral da ESMPU.

A atividade também terá a participação da secretária de Planejamento, Orçamento e Contabilidade do MPF, Ionara Cardoso Oliveira Cruz; do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPF, Darlan Dias; e do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do MPT, Erich Vinicius Schramm, com a mediação da secretária-geral do MPU, a subprocuradora-geral da República Eliana Torelly. Os interessados podem acompanhar os debates pelos canais do MPF e do MPT no Youtube ao vivo, em transmissão simultânea.

SERVIÇO:
Projeto Cosmos: gestão orçamentária e unificação de sistemas do MPU