Confira o resultado do 4º Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário

O primeiro colocado de cada região do país receberá R$ 5 mil e o segundo, R$ 3 mil. Objetivo do concurso é estimular a produção de matérias que esclareçam a sociedade sobre a atuação do MPU no combate à improbidade e à corrupção. Premiação acontecerá em Brasília, em data a definir.
publicado: 21/08/2013 17h48 última modificação: 31/03/2017 17h24

A Comissão Julgadora do 4º Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário definiu os vencedores do concurso. Após análise, concluiu-se que cinco das 10 matérias concorrentes foram capazes de noticiar, de maneira correta e esclarecedora, o trabalho dos ramos do Ministério Público da União na defesa do patrimônio público brasileiro. As matérias inscritas abordaram o seguinte tema: “A atuação do Ministério Público da União no combate à improbidade administrativa e à corrupção”.

O resultado foi publicado nesta quarta-feira, 21 de agosto, no Diário Oficial da União – Seção 1, p. 54.

Confira os vencedores:

Região Nordeste

1º lugar – Taís Santana Pereira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o trabalho “MPF suspeita de conluio na licitação do metrô”

2º lugar – Luís Henrique de Sousa da Silva, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o trabalho “Improbidade administrativa”

Região Sudeste

1º lugar – Jéssica Lima Silva, do Centro Universitário UniSEB (Ribeirão Preto/SP), com o trabalho “MPF de Franca desmantela esquema de desvio de dinheiro do Programa Farmácia Popular”

2º lugar – Thallysson Alves Ferreira Eliseu, da Universidade Federal de São João Del-Rei (MG), com o trabalho “MPF garante mais transparência sobre gastos da FAUF”

Região Sul

1º lugar – Thales Trench de Camargo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o trabalho “Corrupção: dos grandes escândalos para o cotidiano das pessoas”

Clique aqui para acessar os trabalhos.

Premiação – O primeiro colocado de cada região receberá R$ 5 mil e o segundo, R$ 3 mil. A solenidade de entrega do prêmio será realizada em Brasília, em data a definir. A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) custeará passagens, hospedagem e alimentação dos vencedores que residem fora da capital federal.

Assim que a data da premiação for marcada, a Escola enviará comunicado aos estudantes contemplados.

O Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário tem o objetivo de aproximar a sociedade do Ministério Público da União, estimulando a produção de reportagens capazes de esclarecer o público em geral sobre as atribuições e o trabalho dos ramos da instituição. Ao todo, o concurso ofereceu R$ 40 mil em prêmios.

A iniciativa conta com o apoio do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação (Intercom), da Rede Record de Televisão e da Band Brasília/Band News FM.