Confira os novos títulos disponíveis na base de dados da Biblioteca Digital da ESMPU

Plataforma ProQuest incluiu nove obras de diferentes temas das áreas jurídica e administrativa e das ciências humanas
publicado: 15/10/2024 15h36 última modificação: 15/10/2024 18h40
Ilustração

A Biblioteca Digital da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) oferece ao corpo acadêmico acesso instantâneo, ilimitado e simultâneo a milhares de livros eletrônicos, periódicos, vídeos, legislação, jurisprudência, informativos e bases científicas nacionais e internacionais. Novos títulos e materiais bibliográficos de editoras renomadas são regularmente adicionados ao acervo digital.

Neste mês, destacam-se as novidades da plataforma ProQuest, que acrescentou nove títulos de diferentes assuntos da área jurídica, como Direito Público, Civil e Empresarial, da área administrativa, como gestão de recursos humanos e planejamento de carreira, e das ciências humanas, como Psicologia e Sociologia. Além desses, a plataforma disponibiliza centenas de coleções em textos completos, resumos e indexação para pesquisadores de todo o mundo e hospeda periódicos acadêmicos, livros, áudios, vídeos, jornais, teses e dissertações. Confira as publicações.

A ProQuest possui acervo crescente de conteúdos que abrangem 90 mil fontes autorizadas; 6 milhões de páginas digitais; a maior coleção mundial de dissertações e teses; 20 milhões de páginas de jornais globais, nacionais, regionais e especializados; mais de 450 mil e-books; coleções agregadas das principais revistas e periódicos acadêmicos do mundo; e cofres exclusivos de coleções históricas digitalizadas das principais bibliotecas e museus, além de organizações variadas como o Arquivo Real, a Associated Press e a Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor.

A plataforma também fornece uma base de documentos internacionais bastante relevante para o meio jurídico: a Criminal Justice Database, onde são ofertados artigos científicos, anais de congressos e conferências, teses e dissertações, relatórios, blogs, podcasts, sites, livros eletrônicos, revistas, jornais, periódicos acadêmicos, resumos e índices. Os assuntos cobertos abrangem justiça penal, crimes, criminologia, execução penal, ciências forenses, correições, fiscalização/controle, leis penais e investigação, principalmente no âmbito do direito estadunidense, mas também com conteúdos jurídicos de outros países.

Bases de dados – A Biblioteca Digital da ESMPU é composta por seis bases de dados: Fórum Conhecimento Jurídico, HeinOnline, Minha Biblioteca, ProQuest E-books, RT Proview e Portal de Periódicos da Capes. Por meio dessas plataformas é possível ter acesso a mais de 160 mil títulos, quase 1.000 periódicos e mais de 500 vídeos. Além das áreas jurídicas, diversos assuntos administrativos estão contemplados nesse vasto acervo nacional e internacional, que inclui materiais bibliográficos de editoras renomadas como Harvard University Press, Oxford University Press, Fórum, FiscoSoft, Revista dos Tribunais, Saraiva, Atlas, Grupo Gen, Grupo A, Wiley, Scopus e Elsevier Freedom Collection.

Periódicos – Usuários que possuem acesso à Biblioteca Digital também podem ler os periódicos contratados pela ESMPU, após preenchimento de formulário com solicitação de senha. A Biblioteca oferece os jornais eletrônicos Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Correio Braziliense e Valor Econômico; e as revistas eletrônicas Veja, Época, IstoÉ, Carta Capital, Crusoé e Piauí.