Congresso em Fortaleza (CE) discute prevenção ao tráfico de pessoas

Objetivo é transmitir informações que auxiliem na identificação do problema, promover a formação de agentes multiplicadores e incentivar a inclusão do tema nas políticas públicas voltadas à Região Nordeste. Gratuita e aberta ao público, atividade oferece 240 vagas.
publicado: 26/11/2010 13h34 última modificação: 31/03/2017 17h29

Para discutir medidas de repressão ao tráfico de pessoas e formar agentes multiplicadores que possam atuar no combate ao problema, a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) promoverá em Fortaleza (CE), no dia 9 de dezembro, o Congresso “Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”.

Gratuita, a atividade de extensão oferece 240 vagas, distribuídas entre membros e servidores do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), além de público externo. Os interessados poderão inscrever-se até as 12h do dia 3 de dezembro, somente pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Todos os participantes receberão certificado, emitido pela ESMPU, referente à carga horária de seis horas-aula.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente, cerca de 2,8 milhões de seres humanos são vítimas do tráfico de pessoas. Esse crime transnacional de alta complexidade envolve outras práticas, como o trabalho escravo, a exploração sexual e a venda de órgãos e tecidos, e atinge, na maioria das vezes, mulheres e crianças do gênero feminino.

O congresso na capital cearense será distribuído em quatro painéis temáticos, em que serão transmitidas informações que possam auxiliar na identificação e na prevenção do tráfico de pessoas. O panorama brasileiro e mundial, as ações de repressão e o acolhimento das vítimas estarão entre os principais assuntos a serem discutidos no congresso. A ideia é promover a formação e a consolidação de movimentos e redes que atuem no combate a essa prática nos estados da Região Nordeste, incentivando a sistematização e a inclusão do tema nas políticas públicas.

Participam como conferencistas membros do Ministério Público, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública da União (DPU) e do Ministério do Trabalho, além de representantes de instituições voltadas ao enfrentamento do tráfico de pessoas.

Outras informações podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Congresso “Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”

Quando: 9 de dezembro de 2010

Onde: Sede do Banco do Nordeste – Complexo Administrativo do Passaré – Av. Pedro Ramalho, nº 5.700 – Fortaleza (CE)

Vagas: 240 (abertas ao público)