Congresso Internacional promove debate sobre o combate ao crime organizado transnacional

Promovida pela ESMPU em parceria com a PRR-2 e a ANPR, atividade começou ontem e segue até o dia 8 de maio. A tônica do primeiro dia de atividades foi a troca de experiências entre autoridades brasileiras e estrangeiras responsáveis pelo combate ao crime organizado.
publicado: 06/05/2009 16h04 última modificação: 31/03/2017 17h28

Aspectos gerias da organização criminosa no Brasil e nos Estados Unidos foram expostos na primeira tarde de trabalhos do Congresso  Internacional Organização Criminosa e Meios Eficazes de Investigação e Prova: a evolução brasileira e a experiência internacional" promovido pela Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR-2) e  Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em parceria com a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Na abertura do evento a procuradora-chefe da PRR-2, Cristina Schwansee Romanó, destacou a importância da reunião de profissionais das diversas áreas para tratar do assunto, afirmando que, “estamos construindo um novo capítulo na história do estudo do crime organizado, ao mesmo tempo em que abrimos um novo canal de discussão para este que é um tema de grande relevância para a nossa sociedade”.

Prestigiaram a abertura do evento o sub procurador da república, doutor Wagner Gonçalves, coordenador da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, o  presidente do Tribunal Regional Federal da Segunda Região, desembargador Paulo César Morais Espirito Santo, o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Rio de Janeiro, Eduardo André Lopes Pinto,  membros do Ministério Público Federal, representantes da magistratura, servidores do MPF,  juristas e professores.

Palestras - A procuradora regional Silvana Batini, mediadora dos trabalhos da tarde, salientou o mérito do tema, alertando para o crescimento das organizações criminosas inclusive na política nacional, exemplificando com as candidaturas apoiadas pelas milícias fluminenses nas últimas eleições.

Em seguida, o procurador da Divisão de Investigações Especiais de Narcóticos de Nova York, Daniel Zambrano falou sobre a organização criminosa no direito norte-americano.

O professor  Luiz Flávio Gomes, na sequência, falou sobre o  artigo 288 do Código Penal, dando uma conotação histórica para a tipificação de organização criminosa no Brasil.

A conceituação de organização criminosa na visão dos tribunais brasileiros, foi o tema abordado pelo desembargador federal do TRF2, Abel Fernandes Gomes.

Após as palestras um grande debate marcou o primeiro dia de trabalhos.

O Congresso Internacional “Organização Criminosa e Meios Eficazes de Investigação e Prova: a evolução brasileira e a experiência internacional" segue até o dia 8 de maio e acontece no auditório da PRR-2.

SERVIÇO:

“Organização criminosa e meios eficazes de investigação e prova: a evolução brasileira e a experiência internacional"

Quando: de 5 a 8 de maio, à tarde

Onde: Auditório da PRR-2 Endereço: Rua Uruguaiana, 174, 13º andar, Centro, Rio de Janeiro

Mais informações:

Ascom PRR2, nos telefones (21) 3554 9003 ou 9055

Central de Atendimento ao Usuário da ESMPU, nos telefones (61) 3313-5165 ou 5130

FONTE: Assessoria de Comunicação/PRR-2