Conheça a Plataforma Aprender: o novo ambiente de aprendizagem da ESMPU

Disponível no portal da instituição, nova área reúne as ofertas acadêmicas com inscrições abertas e o acervo educacional com centenas de videoaulas gratuitas
publicado: 06/05/2024 11h20 última modificação: 16/05/2024 18h41
ilustração

[Atualizado em 16.5.2024]Promover uma experiência educacional completa, gratuita, acessível e de fácil navegabilidade. Esse é o objetivo da nova área virtual disponibilizada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) no portal da instituição. A Plataforma Aprender é um ambiente projetado para atender às necessidades da comunidade acadêmica. Em um só local, estão reunidas as ofertas educacionais e os principais serviços acadêmicos. Acesse aqui.

A grande novidade da plataforma está na maneira de disponibilizar o rico acervo educacional oferecido de forma gratuita aos interessados. A área, antes disponível na página “Conteúdos Educacionais”, ganha uma nova arquitetura da informação, mais intuitiva e de fácil navegabilidade, na qual centenas de videoaulas de cursos de aperfeiçoamento e atividades de extensão estão organizadas em 16 categorias temáticas.

Além disso, o novo ambiente permite que o usuário seja direcionado para atividades com processo seletivo aberto, nas modalidades presencial, EaD ou híbrida. Outra opção disponível é o botão de acesso aos Cursos Livres, com a oferta de treinamentos que não possuem período determinado para inscrição e que dão direito a certificação.

Segundo a diretora-geral da ESMPU, Raquel Branquinho, a nova Plataforma Aprender foi cuidadosamente projetada para oferecer uma experiência educacional completa e acessível. “Ao reunir uma variedade de recursos educacionais gratuitos em um ambiente de fácil navegação, a ESMPU busca atender às necessidades da comunidade acadêmica de forma eficiente. Essa reorganização dos conteúdos vai facilitar a busca e a pesquisa dos usuários, garantindo ainda mais transparência sobre a produção acadêmica da instituição e um aprimoramento do processo de seleção e programação das atividades da Escola”, ressaltou.

Categorização – os conteúdos disponíveis foram organizados em 15 categorias temáticas: Atuação Resolutiva; Cooperação e Relações Internacionais; Democracia, Governança e Estado de Direito; Direito Administrativo e Regulatório; Direito à Saúde e Saúde Pública; Direito Civil e Processo Civil; Direito Constitucional e Jurisprudência; Direito do Trabalho e Laboral; Direito Eleitoral e Política; Direitos Humanos e Sociais; Direito Penal e Processo Penal; Educação, Cultura e Sociedade; Inovação, Tecnologia e Gestão Pública; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Outros temas; e Conteúdos com certificação.

ESMPU – Criada em 1998 pela Lei n. 9.628, foi oficialmente instalada em 14 de junho de 2000. Sua missão é fomentar a profissionalização técnica de membros e servidores do MPU e construir um espaço plural de promoção de ensino de excelência e discussões abertas e multidisciplinares com a sociedade.