Conheça as duas publicações científicas da ESMPU

Você tem um artigo interessante que merece ser divulgado? O catálogo editorial da ESMPU dispõe de dois periódicos: Boletim Científico e Revista da ESMPU
publicado: 13/03/2023 13h42 última modificação: 17/04/2024 15h14
Ilustração

O catálogo editorial da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) é composto de dois periódicos: o Boletim Científico e a Revista Científica. Ambos têm como objetivo levar ao público temas pertinentes e de interesse do MP brasileiro. Conheça as duas publicações e veja em qual delas seu artigo pode ser publicado.

Boletim Científico – Lançado em 2001, o Boletim Científico da ESMPU, uma publicação agora eletrônica, tem periodicidade semestral. Os artigos versam sobre temas diversos da área do Direito e afins, doutrina e contribuições que retratem a atuação do MP em casos relevantes para a sociedade. Os artigos devem ser, preferencialmente, inéditos.

O chamamento de artigos é feito por meio de edital, divulgado nos canais de comunicação da ESMPU e com prazo determinado. Os textos em formato .doc., com até 20 páginas, devem ser enviados por meio de formulário eletrônico. Ainda é possível enviar artigos para a 60ª edição do Boletim Científico, referente ao primeiro semestre de 2023. O prazo termina em 31 de março. Confira aqui o edital completo. Serão selecionados até 15 artigos.

Revista ESMPU – A Revista Científica é o mais novo periódico da ESMPU. Também de periodicidade semestral, a publicação especializada de natureza técnico-científica tem veiculação eletrônica e impressa. Destina-se a divulgar as contribuições que apresentem matérias de interesse jurídico amplo, que primem pela inovação e relevância para o desenvolvimento, pelo aprimoramento das funções do MP brasileiro, bem como promovam intercâmbio entre os órgãos jurídicos nacionais e estrangeiros e a produção científica nacional e internacional.

A seleção dos artigos contempla critérios compatíveis com padrões de excelência recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ainda que as temáticas de ambos os periódicos possam coincidir, a revista privilegia artigos com elevado potencial de projeção e alcance da produção científica brasileira.

O edital de chamamento de artigos científicos para a Revista Científica ESMPU é ininterrupto, e os textos podem ser enviados à instituição pelo sistema Open Journal System (OJS). A primeira edição está prevista para ser lançada no primeiro semestre de 2023.