Conheça o catálogo de cursos livres para 2024

Estão abertas 22 capacitações EaD na modalidade Cursos Livres, que possibilita a autonomia e a flexibilidade no aprendizado
publicado: 19/02/2024 15h48 última modificação: 20/02/2024 13h44
ilustração

Com vista ao contínuo processo de universalizar e democratizar o conhecimento e de promover conteúdo de qualidade acessível a todos, desde 2021 a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) oferta capacitações a distância na modalidade cursos livres, autoinstrucional, sem período de inscrição determinado e com direito a certificação.

Para o início do ano letivo de 2024, o catálogo de cursos livres da ESMPU conta com 22 capacitações; outras serão acrescentadas e divulgadas ao longo do ano. Dessas, 16 tratam da nova Lei de Licitações, cuja aplicação tornou-se obrigatória a partir de 30 de dezembro de 2023. Em decorrência da demanda, a ESMPU desmembrou o conteúdo em cursos menores para atender as especificidades das áreas. A maioria tem carga horária de 2h.

Os cursos livres são abertos a todos os públicos e conferem certificado de participação para quem obtiver percentual de aproveitamento mínimo de 60%. Os interessados podem se inscrever a qualquer tempo em cursos de diferentes áreas do conhecimento e realizar as atividades no seu próprio ritmo. Direitos humanos; formação de tutores, instrutores e orientadores; e processo civil estão entre as atividades ofertadas.

Como acessar – Para consultar os cursos disponíveis nesse formato, basta acessar o link Inscrição no Portal da Escola. Todas as atividades oferecidas estão localizadas na aba “Cursos Livres” da plataforma. As capacitações são gratuitas.

Para os servidores do MPU, os cursos livres contam como adicional de qualificação. Cada conjunto de ações de treinamento que totalize, pelo menos, 120 horas, permite ao servidor fazer jus a adicional de 2,5% sobre o vencimento básico, observado o limite máximo de 5%.

Confira aqui a relação de cursos livres.