Conheça os cursos planejados pela ESMPU para 2018

Estão previstos 63 cursos de aperfeiçoamento presenciais e 69 na modalidade de ensino a distância, além de cinco especializações
publicado: 04/10/2017 18h30 última modificação: 18/10/2017 18h18
Ilustração

Servidores e membros do Ministério Público da União já podem conhecer as atividades acadêmicas que serão promovidas pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) em 2018. Ao todo, a ESMPU vai oferecer 137 treinamentos, dentre cursos presenciais e a distância (EAD). As atividades ocorrerão a partir de fevereiro do próximo ano. Veja a lista dos cursos que compõem o Plano de Atividades 2018.

Serão realizados 63 cursos de aperfeiçoamento presenciais, cinco especializações a distância e 69 cursos de aperfeiçoamento a distância. Desses últimos, três serão autoinstrucionais. Outra novidade é a oferta de 42 cursos no formato do novo modelo de EAD. Com estrutura reformulada que promove o aprendizado de forma mais interativa, o novo modelo EAD contém videoaulas,  textos complementares, fóruns de discussão e blocos de questões. A ideia é que as aulas desenvolvidas no ambiente virtual de aprendizagem da Escola sejam mais dinâmicas e atraentes.

Os cursos de especialização EAD serão oferecidos nas seguintes áreas: Governança da Tecnologia da Informação, Gestão e Qualidade de Vida no Trabalho, Governança e Desenvolvimento, Cooperação Jurídica Internacional e Direitos Humanos e Trabalho.

As atividades de aperfeiçoamento voltadas exclusivamente para servidores abordarão temas diversos como acessibilidade, português jurídico, técnicas de elaboração de pareceres, contratos administrativos, redação oficial, improbidade administrativa, formação e atualização de pregoeiros, gestão de gabinete, entre outros.

Dentre as atividades voltadas para a área fim, que poderão ter vagas para membros e servidores, estão previstos cursos sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas, novo código de processo civil,  boas práticas na área criminal, direitos e internet, discriminação racial e religiosa no mundo do trabalho, estratégias de atuação em face à reforma trabalhista, promoção de políticas públicas de trabalho, forças armadas brasileiras e a segurança pública, conflitos armados e o direito internacional, técnicas de investigação com a utilização de ferramentas digitais, desafios no enfrentamento ao abuso sexual, investigação de crimes cibernéticos, tribunal do júri, entre outros.

Saiba mais - O Plano de Atividades 2018 é o conjunto dos projetos pedagógicos planejados para o próximo ano. O objetivo dos treinamentos é contribuir para o desenvolvimento de membros e servidores do Ministério Público da União. Nos meses de junho e julho deste ano, a ESMPU recebeu propostas de atividades por meio de formulário próprio. As sugestões passaram pela avaliação das Comissões Técnicas de cada ramo e foram aprovadas em reunião ordinária do Conselho Administrativo da ESMPU em 14 de setembro.

Acesse a lista dos cursos