Conheça os vencedores da categoria estudantes de graduação

Primeiro e segundo colocados receberão R$ 10 mil e R$ 8 mil, respectivamente. Ao terceiro classificado será concedida menção honrosa. A solenidade de premiação será realizada em Brasília no dia 10 de dezembro.
publicado: 02/12/2008 16h18 última modificação: 31/03/2017 17h28

A Comissão Julgadora do Concurso ESMPU de Monografias divulgou nesta terça-feira (2) os vencedores da categoria “estudantes de graduação”. Nathalie Albieri Laureano, da Universidade de São Paulo (SP), ficou em 1º lugar com a monografia “Ação afirmativa e o princípio da igualdade: uma análise constitucional”. Na segunda colocação está Thaiana Bitti de Oliveira Almeida, da Universidade da Amazônia (Unama), de Belém (PA), com o trabalho "Justiça, adequação e eficácia como critérios de implementação das cotas para negros em universidades brasileiras". Em terceiro classificou-se Siddharta Legale Ferreira, da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro (RJ), com a monografia “Políticas de cotas: parâmetros para mitigação constitucionalmente adequada da igualdade formal”. Os três são estudantes de graduação em direito.

O primeiro e o segundo colocados receberão R$ 10 mil e R$ 8 mil, respectivamente. O terceiro classificado será contemplado com menção honrosa.

Parte das comemorações dos 10 anos da ESMPU, o concurso premiará as melhores monografias produzidas a partir do tema Política de cotas: mitigação da isonomia em ação afirmativa?, com enfoque atual aplicado ao caso brasileiro. O objetivo é estimular a produção de estudos e pesquisas voltados ao combate das várias formas de discriminação na sociedade brasileira. Além disso, colher proposições de políticas e ações que possam ser aplicadas à atuação do Ministério Público da União (MPU) e aproximar a sociedade do trabalho desenvolvido por seus quatro ramos.

Concorreram ao prêmio 44 trabalhos individuais, sendo 28 produzidos por estudantes de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) e 16 por servidores do MPU (conheça os vencedores dessa categoria). As monografias vencedoras serão submetidas ao Conselho Editorial da ESMPU para que se avalie a possibilidade de publicação.

A solenidade de premiação será realizada na capital federal em 10 de dezembro, Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ao todo o concurso distribuirá R$ 36 mil em prêmios.