Conselho Editorial seleciona artigos para a próxima edição do Boletim Científico

Publicação reunirá conhecimento produzido nas áreas de direitos humanos, interesses difusos e coletivos, direito penal, além de estudos de temas atuais aplicados à atuação do MPU. Material passa agora à fase de produção editorial e será lançado em breve.
publicado: 01/03/2010 17h39 última modificação: 30/04/2024 23h06

A Câmara Editorial do Boletim Científico, órgão que compõe o Conselho Editorial da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), reuniu-se na semana passada para selecionar os artigos que irão compor a próxima edição da publicação pela qual é responsável. O Boletim Científico traz artigos sobre matérias jurídicas ou afins que sirvam de embasamento para pesquisas e para melhor informar os profissionais da área. Entre os autores estão membros do Ministério Público, do Judiciário, acadêmicos e representantes de diversos setores.

Para o volume 28-29 da publicação, a Câmara selecionou artigos relacionados a direitos humanos, interesses difusos e coletivos, direito penal e liberdades constitucionais, ordem pública e relações jurídicas privadas, além de temas atuais aplicados às áreas de atuação do MP. Nos textos reunidos, destacam-se títulos como “A prática médica orientada para o ensino-aprendizagem e a dignidade humana: notas sobre um caso”, da procuradora da República Anelise Becker; “Fraudes nas relações de trabalho: morfologia e transcendência”, do procurador do Trabalho Ronaldo Santos; “A incidência dos danos psíquicos em vítimas de sequestro e cárcere privado à luz do Código Penal”, da servidora do MPF Joceli Rocha; e “O estatuto disciplinar dos membros do Ministério Público”, do promotor de justiça do MPDFT Vitor Gonçalves.

O material passa agora à fase de produção editorial e será lançado em breve. Exemplares da obra serão distribuídos gratuitamente às unidades dos quatro ramos do MPU e a bibliotecas, de acordo com a pertinência do tema.

Projetos de publicação – Além do Boletim Científico, a ESMPU edita a série “Manual de Atuação”, com seis volumes publicados até o momento. Estudos e resultados de pesquisas e de atividades acadêmicas e científicas também estão entre as obras editadas pela Escola.

A instituição aceita a colaboração de membros, servidores e de qualquer pessoa que produza conhecimento em matéria jurídica ou afim relacionada à atuação do MPU, conforme as regras estabelecidas no Regulamento de Publicações da Escola (acesse aqui).