Curso a distância estuda inglês jurídico

Voltado para membros dos quatro ramos do MPU, treinamento busca apresentar a realidade linguística cotidiana do direito operado em inglês e atender necessidades práticas de leitura, redação, conversação e uso da língua estrangeira. Inscrições seguem até 18 de setembro.
publicado: 04/09/2013 18h49 última modificação: 31/03/2017 17h25

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará entre 7 de outubro e 8 de novembro o Curso de Aperfeiçoamento “Inglês Jurídico”. Ministrado na modalidade de educação a distância, o treinamento busca apresentar a realidade linguística cotidiana do direito operado em inglês e atender as necessidades práticas dos membros do MPU.

A atividade acadêmica contará com 27 horas-aula, sendo 25 horas realizadas na plataforma virtual de aprendizagem e duas horas ministradas individualmente via webconferência. Para participar do curso, é necessário possuir habilidade em webconferência; inglês de nível pós-intermediário e/ou avançado; disponibilidade de, no mínimo, seis horas para dedicação às atividades; facilidade de acesso a computadores e à banda larga; e conhecimentos básicos de internet.

Estão disponíveis 18 vagas para membros dos quatro ramos, sendo oito para o MPF, seis para o MPT, três para o MPDFT e uma para o MPM. Os interessados poderão inscrever-se até as 12h do dia 18 de setembro, pelo endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os inscritos serão classificados por meio de teste de nivelamento, composto de 50 questões. Será selecionado o candidato que acertar no mínimo 30 questões. Em caso de empate, haverá seleção por sorteio.

O período de 7 a 11 de outubro será destinado ao Curso de Aprendizagem on-line, com participação facultativa para os membros que já cursaram esse módulo em outro treinamento a distância realizado pela ESMPU.

Conteúdo – Parte do curso procura lidar com as diferenças entre o sistemas jurídicos Common Law e romano-germânico, além de buscar soluções práticas para que o operador do direito possa se fazer compreender por operadores de outras nacionalidades. O treinamento também pretende demonstrar como diferenças culturais, burocráticas e administrativas entre Estados podem criar ruídos na comunicação, propondo soluções para situações problemáticas em contexto.

A atividade buscará desenvolver cinco aspectos de competência linguística: reading (leitura), envolvendo textos de temas como a lei brasileira de inclusão de pessoas com deficiência, o combate ao tráfico de seres humanos e a luta contra a escravidão no território brasileiro; writing (redação), com produção de um texto semanal; use of English (sintaxe, morfologia, léxico), que consistirá no estudo gramatical da língua inglesa; listening (clipes auditivos), com audição de clipes de áudio ou de áudio e vídeo; e speaking (discurso oral), atividade oral apresentada semanalmente ao professor por meio de webconferência.

Participantes com, no mínimo, 85% de participação nas atividades definidas no plano de curso receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Leia o edital de abertura de inscrições.