Curso a distância estuda tópicos avançados de orçamento e finanças públicas

ESMPU oferece 150 vagas a servidores dos quatro ramos do Ministério Público da União, que poderão se inscrever até as 12h do dia 12 de setembro. Aulas serão ministradas entre 6 de outubro e 21 de novembro.
publicado: 01/09/2014 12h11 última modificação: 31/03/2017 17h28
Estão abertas até as 12h do dia 12 de setembro as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Tópicos avançados de orçamento e finanças públicas”, que será realizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) na modalidade de educação a distância. Com 60 horas-aula, o treinamento busca estudar aspectos aprofundados do orçamento público no âmbito federal, com foco na realidade dos ramos do Ministério Público da União (MPU). As aulas serão ministradas entre 6 de outubro e 21 de novembro, no ambiente virtual de aprendizagem da ESMPU.

A atividade oferece 150 vagas para servidores do MPU, assim distribuídas: 66 para o MPF, 53 para o MPT, 25 para o MPDFT e seis para o MPM. Os interessados deverão inscrever-se pelo endereço http://escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. A seleção dos inscritos será feita por sorteio eletrônico.

Para participar do curso, o servidor deverá ter disponibilidade de, no mínimo, seis horas semanais para dedicação às atividades, possuir conhecimentos básicos de Internet e contar com facilidade de acesso a computadores e a banda larga.

No período de 6 a 10 de outubro, haverá curso de aprendizagem on-line, sendo facultativa a participação dos servidores que cursaram esse módulo em outra atividade a distância promovida pela ESMPU.

Conteúdo – As aulas envolverão aspectos conceituais avançados sobre orçamento e finanças públicas, com destaque para o orçamento participativo e por resultados e as emendas parlamentares, além da elaboração e da execução orçamentária e financeira, incluindo detalhes acerca do orçamento.

No tópico relativo a mecanismos retificadores do orçamento, serão discutidos os aspectos práticos dos créditos adicionais. O controle da execução orçamentária e financeira e a relação entre a gestão orçamentária e o planejamento estratégico do MPU também estarão em estudo.

Servidores com 85% de participação mínima nas atividades definidas no plano de curso receberão certificado emitido pela ESMPU.

Informações adicionais podem ser obtidas no edital de abertura de inscrições (clique aqui) ou pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.