Curso aborda novas facetas do assédio moral e setores críticos

Direcionado para membros do MPT e do MPDFT, treinamento vai identificar casos de assédio moral nos setores bancário e de telemarketing. Inscrição até 29 de julho
publicado: 19/07/2016 12h00 última modificação: 31/03/2017 17h25

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu as inscrições para o curso presencial “Novas facetas do assédio moral nas relações de trabalho - setores críticos”, voltado para membros do MPT e MPDFT. Entre os objetivos da atividade estão identificar os casos prioritários de assédio moral, principalmente no setor bancário e de telemarketing; aprimorar as investigações; analisar casos concretos; e construir estratégias de combate à discriminação e ao assédio no trabalho.

Os interessados poderão se inscrever até as 12h do dia 29 de julho pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. O treinamento acontece de 31 de agosto a 2 de setembro, em Brasília, e oferece 25 vagas: 23 para o MPT e duas para o MPDFT. A seleção será por sorteio eletrônico. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

O conteúdo do treinamento vai trabalhar, dentre outros aspectos: novas organizações do trabalho e seus males; assédio moral em setor bancário; estratégias de conhecimento, prevenção e repressão ao assédio moral em ambiente bancário; NR 17 e suas inovações; atuação fiscal em assédio moral e riscos psicossociais; bancos, telemarketing e seus males - a nova ergonomia e a saúde mental; experiências de atuação em setor de telemarketing; atuação do MPT em face de empresas de telemarketing - panorama, dados e conteúdo das ações; apresentação das dez maiores empresas de telemarketing - problemas, denúncias e investigação; atuação coordenada em face de telemarketing; diligências e colheita de prova em trabalho em telemarketing; e redação de ação civil pública para atuação em telemarketing.

As aulas serão ministradas pelos procuradores do Trabalho Emerson Albuquerque Resende e Afonso Rocha; pela diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ana Tércia Sanches; e pelo médico do Trabalho e auditor do Ministério do Trabalho e Emprego Airton Marinho da Silva.

O custo com hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas daqueles com lotação fora de Brasília será arcado pela ESMPU. Para receber certificado é necessária frequência mínima de 85%.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo