Curso da ESMPU aborda igualdade racial, minorias e comunidades indígenas

Com 25 vagas, atividade acontece entre os dias 3 e 5 de agosto e é voltada para membros do MPF, MPT e MPDFT. Interessados podem se inscrever até 13 de julho.
publicado: 05/07/2016 13h27 última modificação: 31/03/2017 17h25

A Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) abriu inscrições para o curso presencial Igualdade racial, minorias e comunidades indígenas no direito comparado”, voltado para membros do MPF, MPT e do MPDFT. A atividade acontece entre os dias 3 e 5 de agosto em Brasília.

O objetivo é a discussão de novos métodos e metodologias para aumentar a efetividade da atuação do Ministério Público nas questões envolvendo minorias. Os interessados poderão se inscrever no curso até as 12h do dia 13 de julho pelo linkInscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. A seleção será por sorteio eletrônico.

Estão sendo oferecidas 25 vagas: 22 para membros do MPF, duas para membros do MPT e uma para membros do MPDFT. Não é permitida a participação de candidatos que estejam em período de férias ou de licença.

Com 16 horas-aula, o conteúdo do treinamento vai abordar, entre outros tópicos: controle social e políticas indigenistas, atuação do MPF na tutela indígena, implicações psicológicas do racismo, políticas de proteção às minorias, políticas de igualdade racial e implementação dos direitos das minorias.

As aulas serão ministradas pelos procuradores da República Carlos Vinícius Soares Cabeleira, Edilson Vitorelli Diniz Lima, Emerson Kalif Siqueira, Gustavo Kenner Alcântara, Edmundo Antônio Dias Netto Júnior e Jefferson Aparecido Dias; pelo doutor em Psicologia João Henrique de Almeida; pelo professor do Departamento da Antropologia da Universidade de Brasília José Jorge de Carvalho; e pela mestre em Psicologia Tahcita Medrado Mizael.

Para aqueles com lotação fora de Brasília, a Escola custeará hospedagem, alimentação (jantar), traslado e passagens aéreas. Para receber certificado é necessário, no mínimo, 85% de frequência.

Todas as informações relativas ao curso estão disponíveis no edital.

Edital completo