Curso de aperfeiçoamento estuda direito da concorrência

Atividade busca promover integração do Ministério Público com outros órgãos encarregados da defesa da ordem econômica. ESMPU oferece 25 vagas a membros do MPF e do MPT.
publicado: 31/08/2015 14h40 última modificação: 31/03/2017 17h19

Estão abertas até as 12h do dia 16 de setembro as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento “Direito da concorrência e Ministério Público”, que a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) realizará de 5 a 7 de outubro em Brasília. O objetivo é capacitar os participantes em direito da concorrência e promover a integração do Ministério Público com outros órgãos encarregados da defesa da ordem econômica.

A ESMPU oferece 18 vagas para membros do MPF e 7 vagas para membros do MPT. Os interessados deverão cadastrar-se no link Inscrições” do endereço https://escola.mpu.mp.br. Os inscritos serão selecionados por sorteio eletrônico. Haverá custeio de participação para os membros lotados fora da capital federal.

Programação – Com 16 horas-aula, o curso estudará as condutas unilaterais praticadas no mercado, a caracterização de sua ilicitude, suas consequências, exemplos e potencialidade de atribuições no âmbito do Ministério Público. Também serão discutidos aspectos relacionados aos cartéis, tais como detecção, condenação, penalidades e medidas estruturais.

A programação contará ainda com análises sobre os tipos penais da Lei de Crimes contra a Ordem Tributária (Lei n. 8.137/90); questões relacionadas ao acordo de leniência e à colaboração premiada; a interface criminal da autoridade antitruste e o MPF; o termo de compromisso de cessão de conduta (TCC) previsto na Lei n. 12.529/2011 (que estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência); e as potenciais atribuições do MP nos desdobramentos da celebração de TCCs.

As aulas serão ministradas pela professora da Universidade de São Paulo (USP) Paula Andrea Forgioni; pelo procurador federal Gilvandro Vasconcelos Coelho de Araújo, conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE); pelo procurador regional da República Waldir Alves; e pela advogada e professora da Universidade de Brasília (UnB) Ana Frazão.

Participantes com 85% de frequência mínima receberão certificado emitido pela ESMPU. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Veja o edital e a programação do curso.