Notícias

Curso de capacitação discute Direito à saúde baseado em evidências

Atividade visa aprimorar profissionais do direito com conceitos fundamentais da utilização da ferramenta da saúde baseada em evidências e discutir o aumento da efetividade do que se tem chamado de “judicialização da medicina”. As inscrições, gratuitas e exclusivas para membros do MPU, devem ser feitas até o dia 28 de abril, somente pelo portal da Escola.
publicado: 19/04/2011 17h10 última modificação: 31/03/2017 17h20

Estarão abertas até o dia 28 de abril no portal da Escola Superior do Ministério da União (ESMPU), www.escola.mpu.mp.br, guia “Inscrições”, as inscrições do Curso de Capacitação em Direito à Saúde baseada em evidências, exclusivas para membros dos quatro ramos do Ministério Público da União (confira no edital a divisão de vagas, clique aqui). A atividade é gratuita e debaterá o aumento da efetividade e racionalização do que se tem chamado de “Judicialização da Medicina”, que significa o envolvimento do poder judiciário na resolução de problemas na relação entre pacientes e médicos ou pacientes e hospitais. O curso será realizado na modalidade a distância e terá carga horária de 180 horas-aula.


Com base em evidências científicas da literatura médica mundial, o curso irá discutir a integração de conhecimentos médicos e jurídicos com a finalidade de melhorar o direito à saúde e contribuir para que as decisões judiciais apontem o que é mais seguro, econômico, prático e útil para os usuários do sistema de saúde. De acordo com o conteúdo programático da atividade, o curso desenvolverá os seguintes temas:


Saúde baseada em evidências.

Pesquisa clínicas para não clínicos.

Decidindo o melhor tratamento.

Esse exame diagnóstico é necessário?

Revisão sistemática de literatura e metanálise.

A colaboração de Cochrane e Cochrane Library.

Protocolos Clínicos – Guidelines.

Como buscar evidências na internet.

Como a Saúde Baseada em Evidências pode auxiliar o Judiciário.

Debates práticos sobre as provas da efetividade de condutas ou produtos que mais frequentemente provocam ações judiciais.


As aulas serão ministradas por professores especialistas nos assuntos que serão discutidos ao longo da atividade. O curso ocorrerá toda semana, às sextas-feiras, no período de 9h às 12h, até o dia 9 de dezembro. Os participantes poderão assistir as aulas em tempo real ou baixá-las para assistir em um outro momento. A ESMPU não arcará com despesas de qualquer natureza advinda da participação do candidato selecionado no curso.


O Curso de Capacitação em Direito à Saúde baseada em evidências é fruto de uma parceria entre o Hospital Sírio-Libanês, o Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Magistratura / Associação dos Magistrados Brasileiros, a Escola da Advocacia Geral da União e o Centro Cochrane do Brasil, com o apoio da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).


Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cau@escola.mpu.mp.br. Clique aqui para ler o edital completo e a programação.



Serviço:


Curso de Capacitação em Direito à Saúde baseada em evidências


Quando: 18 de maio a 9 de dezembro de 2011.

Onde: Ambiente virtual.

Vagas: Vagas para membros dos quatro ramos do Ministério Público.

Informações: cau@escola.mpu.mp.br






Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300