Notícias

Curso de especialização estuda direitos humanos e políticas públicas

Ministrada na modalidade de ensino a distância, atividade oferece 40 vagas exclusivas para membros do MPF que exerçam a função de procurador regional dos direitos do cidadão, ou sejam candidatos ao cargo, e para servidores lotados na PFDC. Inscrições seguem até 6 de dezembro.
publicado: 01/12/2010 17h10 última modificação: 31/03/2017 17h26

Estão abertas até as 12h do dia 6 de dezembro as inscrições para o Curso de Especialização “Direitos humanos e políticas públicas: a relação entre o provimento estatal dos direitos políticos, econômicos, sociais e civis e o desenvolvimento humano da população brasileira”. A atividade oferece 40 vagas e é exclusiva para membros do Ministério Público Federal (MPF) que exerçam as funções do ofício de procurador regional dos direitos do cidadão, ou candidatos a essa função, e para servidores lotados na Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

O curso será ministrado na modalidade de ensino a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). As aulas ocorrerão no período de 13 de dezembro a 26 de maio de 2011. A carga horária é de 100 horas.

A atividade tem como objetivo capacitar os membros e servidores do MPF responsáveis pela defesa dos direitos dos cidadãos, oferecendo instrumental teórico multidisciplinar sobre as relações entre direitos humanos e políticas públicas. O conteúdo será ministrado por pesquisadores e professores das áreas de ciência política, sociologia, antropologia, economia e assistência social, especialistas em direitos humanos, políticas públicas e políticas sociais.

As aulas tratarão de temas como educação, trabalho escravo, questão do idoso, sistema de saúde pública, comunicação, criança e adolescente, indicadores sociais, direitos humanos, atuação do Ministério Público, entre outros. A ESMPU emitirá certificado aos participantes com, no mínimo, 70% de aproveitamento.

Os interessados deverão inscrever-se pelo endereço www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”. Os candidatos serão selecionados por sorteio eletrônico, cujo resultado a ESMPU divulgará a partir das 15h do dia 6 de dezembro. Não serão dispensados do curso os participantes que, no decorrer das aulas, gozarem férias, dispensas, licenças ou que estiverem inseridos em outras hipóteses de afastamento das atividades laborais.

Outras informações podem ser obtidas no edital de abertura de inscrições (clique aqui) ou com a Central de Atendimento ao Usuário da ESMPU, pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Secretaria de Comunicação Social
Escola Superior do Ministério Público da União
E-mail: secom@escola.mpu.mp.br
Telefone: (61) 3553-5300