Curso discute investigações sobre fraudes financeiras

Atividade estudará procedimentos no âmbito do Ministério Público Militar (MPM). São 30 vagas exclusivas para membros e servidores do ramo. ESMPU custeará a participação de dez inscritos lotados fora do Distrito Federal.
publicado: 01/06/2010 17h54 última modificação: 31/03/2017 17h29

A Escola Superior do Ministério Público da União promove, nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Brasília (DF), o Curso de Aperfeiçoamento “Fraudes financeiras: a atuação do CPADSI na instrução de procedimentos investigatórios”. O objetivo é propor formas de obtenção e análise de dados em procedimentos investigatórios no Ministério Público Militar (MPM).

São ao todo 30 vagas exclusivas para o MPM, sendo 20 distribuídas entre membros e 10 para servidores. A ESMPU arcará com o pagamento de passagens aéreas (ida e volta), hospedagem, alimentação e traslado para 10 participantes (sete membros e três servidores) lotados fora da capital federal. Caso o número de inscritos ultrapasse essa quantidade, os candidatos serão sorteados.

A atividade será desenvolvida por meio de palestras temáticas. Durante 14 horas-aula, os participantes estudarão assuntos como análise de irregularidades em procedimentos licitatórios e infrações conexas; orientações com base na legislação em vigor; julgados do Tribunal de Contas da União (TCU); e forças armadas e orçamento público.

Haverá também um bloco para apresentar a estrutura, as diretrizes básicas de atuação, as formas de acesso e os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CPADSI). Outro momento do curso apresentará a importância da obtenção de dados em leiaute adequado para a identificação de vínculos, as técnicas e procedimentos gerais de coleta de dados e levantamento de informações, além de outros procedimentos de segurança e acessibilidade que podem apoiar investigações no MPM.

Os interessados deverão inscrever-se no endereço eletrônico www.escola.mpu.mp.br, link “Inscrições”, até as 12h do dia 21 de junho. A lista dos selecionados será divulgada a partir das 13h, ainda no dia 21. A ESMPU emitirá certificado mediante frequência integral na atividade. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail inscricoes@escola.mpu.mp.br.

Clique aqui para ler o edital completo e a programação.

(Matéria alterada em 7/6/2010, devido a retificação no edital)